Revista ADM.MADE, Vol. 26, No 2 (2022)

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Mercados como Arenas na Construção de Sistemas Agroalimentares Alternativos

Marlon Dalmoro, Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, Daniel Pedro Auler

Resumo


Este estudo parte da identificação do esforço de múltiplos atores na formação de uma rede agroecologista e a utilização do mercado como uma arena política para perseguir esforços emancipatórios por parte da rede. Os mercados agroalimentares são dominados por poucas corporações de atuação global e as ações emancipatórias envolvem a busca por modelos mais democráticos e soberanos, como por exemplo o modelo agroecológico. Dessa forma, toma-se o contexto da agricultura agroecológica como campo de estudo a partir de um estudo etnográfico em uma rede de agroecologistas do Rio Grande do Sul. As reflexões empíricas apontam a formação de uma lógica de produção e comercialização de alimentos dentro da rede que prioriza uma aproximação dos produtores aos consumidores, valoriza aspectos cívicos e democráticos de governança e busca promover uma crítica aos modelos hegemônicos. A formação da rede exalta que esforços de emancipação no mercado envolvem diferentes atores, para além dos consumidores, desenhando esforços de contestação dos modelos hegemônicos e agindo na construção de um sistema alternativo mais democrático e soberano. Os resultados permitem reconhecer, mesmo de forma limitada, o mercado como uma arena útil na construção de projetos emancipatórios.


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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