Revista ADM.MADE, Vol. 26, No 2 (2022)

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A Institucionalização do Mercado Cultural Brasileiro: Como as Políticas Públicas Influenciam a Formação e Desenvolvimento dos Mercados

Simone Marilia Lisboa, Kelen Cristina Duarte, Janaína Aparecida dos Santos Rodrigues

Resumo


 

Como políticas públicas influenciam o processo de formação e o desenvolvimento dos mercados? Visando responder a essa pergunta realizamos uma pesquisa historiográfica e o conceito de legitimidade da teoria Institucional para analisar o desenvolvimento do mercado cultural brasileiro. O recorte temporal foi realizado no período de 1985 até 2021, quando se inicia o processo de institucionalização do campo cultural no Brasil, a partir da criação do Ministério da Cultura (MinC). A metodologia adotada foi a qualitativa longitudinal por meio da coleta de dados secundários e entrevistas. Identificamos períodos distintos marcados por ações de Políticas Públicas de Cultura (PPC) que os definem, que são: 1) Fase inicial (1985- 1994); 2) Cultura é um bom negócio (1995-2002); 3) Interiorização do Acesso (2003-2016); e 4) Desmonte (2016-2021). Cada um destes períodos revela um instrumento de PP definidor de sua característica, as consequências em termos de agentes participantes do contexto e seu reflexo no desenvolvimento do mercado cultural no Brasil.

 


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Revista ADM.MADE - ISSN 2237-5139

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