Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Periódico científico publicado semestralmente (online), cujo intuito é divulgar a produção científica local, regional, nacional e internacional: artigos científicos produzidos por professores, alunos de Graduação e de Pós-graduação nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Ciências Humanas. A revista Ciência e Sociedade tem a missão de fortalecer a produção científica da comunidade acadêmica da Faculdade Estácio de Macapá em suas áreas de atuação; proporcionando, ao mesmo tempo, um espaço de publicação da produção bibliográfica das instituições de ensino superior locais e nacionais.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS ORIGINAIS

Seção dedicada a publicação de artigos que envolvam abordagens teóricas e/ou práticas, indicando resultados conclusivos e significativos sobre temas originais.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

ARTIGOS DE REVISÃO

Seção dedicada a artigos que analisam e discutem informações já publicadas, constituindo-se um relato sobre o conhecimento disponível a respeito de determinado tema, mediante pesquisa e discussão da produção científica já existente.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A avaliação dos artigos será realizada por pares e às cegas. Com a leitura de 2 avaliadores.

Os artigos submetidos são avaliados por profissionais de experiência reconhecida. Os dados dos autores são mantidos em sigilo, bem como o nome dos avaliadores, como forma de garantir a imparcialidade e assegurar a avaliação cega por pares. O resultado das avaliações pode ser de três tipos: a) aceito na íntegra, sem restrições; b) rejeitado – não aprovado para publicação; c) aceito na íntegra, com algumas alterações. No último caso implica que a avaliação por pares constatou que o artigo poderá ser publicado se o autor fizer algumas adaptações fornecidas na avaliação. O autor pode aceitar – ou não – a sugestão; no entanto, se rejeitar, isso implicará na recusa de publicar o artigo. Caso o autor aceite rever o artigo, de acordo com as sugestões dos avaliadores, o artigo será novamente submetido a uma revisão por pares.

A política de avaliação segue de acordo com o fluxograma do sistema de publicação da Revista (Fluxograma do Processo Editorial).

 

Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será publicado se tiver parecer favorável, e recusado se tiver parecer desfavorável. Ainda assim, a decisão sobre a publicação ou não do artigo será do Conselho Editorial da revista. A avaliação é “cega”, isto é, sem identificação dos autores e suas respectivas titulações, bem como dos avaliadores externos, observando-se o sigilo em ambos os casos.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


Faculdade Estácio de Macapá, Av. Ver. José Tupinambá, n. 1223. Jesus de Nazaré. CEP: 68908-126. Macapá-AP.