Revista Ciência (In) Cena, No 13 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE DA PRESCRIÇÃO DE OPIOIDES EM PRONTUÁRIOS MÉDICOS NA EMERGÊNCIA GERAL DO HOSPITAL MUNICIPAL DR. JOSÉ ALVENTINO LIMA NO MUNICÍPIO DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO - PE

Letícia Campos Morais, Rafael Barbosa de Moura

Resumo


A dor é considerada uma experiência multidimensional, pois envolve diversos aspectos dentre eles o sensorial, afetivo, autonômico e comportamental. (SILVA, 2011) Por causar sofrimento humano e resultar na incapacidade e comprometimento da qualidade de vida acaba tornando-se um problema de saúde pública. (BORTONCELLO, 2016)

Segundo a Associação Internacional para Estudo da Dor (IASP) a dor é definida como ‘’uma experiência sensorial e emocional desagradável associada a dano tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tal dano’’. (GORDON et al., 2005)

A avaliação da intensidade da dor e o seu manejo são etapas complexas e necessitam de uma série de procedimentos e protocolos adequados a serem seguidos. (WELLS et al., 2008) Diversas ferramentas fornecem uma classificação de intensidade da dor como exemplo, Escala Visual Analógica (EVA), Escala Numérica de Classificação (NRS). (MONJE et al., 2019)


Texto Completo: PDF

INDEXADORES: