Vol. 1, No 4 (2017)

TEMAS LIVRES


Capa da revista

DICAS IMPORTANTES

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO, ENCAMINHAMENTO E APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS

Os autores que enviarem seus textos, devem atentar para as normas definidas pelo Conselho Editorial da Revista, que são:

1) a primeira página deve conter: a) título; b) nome(s) do(s) autor(es), c) titulação principal, bem como instituição a que pertence(m) e cargos que ocupa(m), telefone e e-mail.

2) O texto em português, deverá conter resumo em francês, inglês ou espanhol. O texto em língua estrangeira, francês, inglês ou espanhol, deverá conter resumo em português: cada um com 200 palavras, no máximo, incluindo: objetivos do estudo realizado, método, síntese de resultados e conclusão; de três a cinco palavras-chave, mot-clé ou keywords e com o título também no idioma do resumo na língua estrangeira. A tradução para a língua estrangeira de boa qualidade é da responsabilidade dos autores.

3) Todas as ilustrações (figuras, gráficos, tabelas ou fotografias) devem estar no formato JPG ou TIF, com 300 dpi. Quando as ilustrações forem apresentadas em separado, devem estar acompanhadas da informação de locais onde devem ser incluídas, bem como de seus títulos e respectivas referências de autoria e fonte. Também devem seguir as normas de apresentação tabular, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística (IBGE, 1979).

4) Citações – Esta Revista adota o sistema de citação autor-data, de acordo com a NBR 10520 de 2002. As citações diretas até três linhas devem ser grafadas entre aspas e se ultrapassar de três linhas, em parágrafo seguinte com recuo de 4cm, sem aspas e letra tamanho 11, remetendo ao autor. Quando o autor da citação faz parte do texto, apresentado antes da citação, deve ser submetido aos procedimentos gramaticais.

        Ex.: Para Macedo (2007, p. 24).

        Quando o autor é referenciado depois da citação, deve aparecer entre parênteses e em caixa alta. Ex.: “[...] todos somos socioanalistas na prática e no cotidiano” (LAPASSADE, 2005, p. 59).

5) Notas de rodapé – devem ser utilizadas apenas para notas explicativas (comentários e explicações que não cabem na estrutura do texto), conforme NBR 10520 de 2002.

6) Os textos submetidos para publicação deverão ter no máximo 50 mil caracteres com espaços e no mínimo 30 mil caracteres com espaços; ou um máximo de 18 páginas e um mínimo de 12 páginas.

         Os resumos de teses e de dissertações deverão ter no máximo 700 palavras incluindo o título, palavras-chave, autor, instituição, orientador, formação da banca, quantidade de páginas e data da defesa. Incluir também a tradução do titulo e das palavras-chave para um idioma estrangeiro ao do texto.

7) Organização textual

TEMA

RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA E EM LINGUA ESTRANGEIRA

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO – organizado em itens.

         item primeiro nível em caixa alta e negrito

         item segundo nível caixa alta sem negrito

         Item terceiro nível sem caixa alta com negrito

         Item quarto nível sem caixa alta em itálico

         Item quinto nível sem caixa alta e grifado

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS – apenas dos autores citados no texto

APÊNDICES – opcional

ANEXOS – opcional

8) Formatação – os textos devem ter a seguinte formatação, digitados em  Word for Windows ou equivalente: fonte: arial 12; tamanho da folha: A4; margens: 2,5 cm; espaçamento entre as linhas: 1,5; parágrafo justificado.

9) Referencias finais –  devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023 de 2002.

Seguem alguns exemplos. Para outros casos deverá ser consultada a NBRa)

Livro com um só autor

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

Livro com até três autores

MORIN, Edgar; CIURANA, Emílio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2003, p. 20-21.

Livro com mais de três autores

CASTELS, Manuel et al. Novas perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Referencias de mesmo autor

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 19. ed. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2004.

______. A ordem do discurso. Tradução de Laura F. de A. Sampaio. 10. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2004, p. 48.

Capítulo de livro

CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Reflexões sobre o multiculturalismo na escola e na formação docente. In: CANEN, Ana; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (Org.). Ênfases e Omissões no Currículo. Campinas, SP: Papirus, 2001.

Artigo de periódico

FERNANDES, Cassio da Silva. Jacob Burckhardt e a Preparação para a Cultura do Renascimento na Itália. Revista de História e Estudos Culturais. v. 3 a. 3 n. 3., p. 1-18, Jul/ago/set. 2006.

Artigo de periódico em formato eletrônico

PANNIER, Isabel. Évaluer par les compétences. In: Dossier “L’évaluation des lèves”. Paris: Cahiers Pedagogiques, 1 er décembre, 2005. Disponível em: http://www.cahiers-pedagogiques.com/article.php3?id_article=2019. Acesso em: 23 ago. 2009.

Artigo de jornal em meio eletrônico 

CULTURA TODO DIA. Salvador.  Jornal. Disponível em: http://www.culturatododia.salvador.ba.gov.br/vivendo-polo.php?cod_area=4&cod_polo=64. Acesso em: 25 jul. 2008.

Livro em formato eletrônico

SÃO PAULO (Estado). Entendendo o meio ambiente. São Paulo, 1999. v. 3. Disponível em: XXX, Acesso em: 19 out. 2003.

Decreto, Leis

BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despa- cho de aeronave em serviço internacional. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 48, p. 3-4, jan./mar, 1984. Legislação Federal.

Dissertações e Teses

SILVA, Maria de Lourdes O. Reis da. Características teóricas, políticas e Epistemológicas da avaliação institucional em uma escola da rede pública estadual de ensino. 2005.  290 f. (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia.

Trabalho publicado em Congresso

LIMA, Maria José Rocha. Professor, objeto da trama da ignorância: análise de discursos de autoridades brasi- leiras, no império e na república. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORDESTE: his- tória da educação, 13, 1997. Natal. Anais... Natal: EDURFRN, 1997. p. 95-107.10)

Observações importantes

a) Os autores deverão verificar se seus textos estão de acordo com todos os itens desta norma, antes do envio dos trabalhos, facilitando, dessa forma, a avaliação e possível publicação.

b) Os autores serão informados sobre as decisões tomadas pelo Conselho Editorial quanto a publicação ou não de seus trabalhos.

c) O Conselho Editorial poderá, a qualquer momento, decidir sobre a inclusão de um trabalho em uma publicação atual, no espaço de vigência do numero da Revista ou em publicação futura.