Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Linha Editorial
O foco da revista, devido às características da Instituição deve ser abrangente, integrando os cursos (e habilitações) de graduação e pós-graduação da Estácio/FACITEC. Desta forma, a revista atende às expectativas de toda a comunidade acadêmica interna e amplia a possibilidade de ofertar um espaço privilegiado para acadêmicos e pesquisadores de outras instituições publicarem seus trabalhos teóricos e empíricos.
Os artigos enviados para a e-Revista, independente da área, devem ter como parâmetros:
 enfatizar temas relevantes e atuais;
 primar por um referencial teórico atualizado;
 apresentar uma conclusão clara, apontando as contribuições da pesquisa ou do ensaio para a literatura e para a comunidade acadêmica; e
 adotar preceitos metodológicos sólidos e científicos.
O escopo da revista prevê a publicação de materiais inéditos em outras revistas, podendo ter sido apresentados em Eventos como Congressos e Simpósios de abrangência nacional. É incentivada a multiplicidade de abordagens sobre um objeto ou temática. Assim, são contemplados:
 O material enviado pelos autores deverá ter um tamanho máximo de acordo com o tipo de publicação, a saber:
- artigos empíricos: 25 páginas;
- ensaios teóricos: 25 páginas;
- artigos relacionados à experiência profissional: 20 páginas;
- artigos de revisão crítica da literatura: 15 páginas;
- resenhas de livros: 3 páginas; e
- análise crítica de artigos publicados pela e-Revista: 3 páginas.
Linha geral, o leiaute deve prever a publicação de 6 a 8 artigos, links para os sítios das instituições dos autores, resumos de teses, dissertações e monografias pertinentes às áreas de interesse e resenhas de livros técnicos. A página deve disponibilizar, ainda, um dicionário, fórum para debates sobre os artigos, chat para entrevista com os autores, notícias diversas e uma avaliação on-line.

Processo de Produção
Serão aceitos para análise os trabalhos não publicados e que não estejam submetidos para publicação em outro periódico. Como regra geral, todos os autores devem aprovar o seu encaminhamento para publicação. Da mesma forma, deve-se garantir que os procedimentos éticos apresentados pelas normas e resoluções competentes foram observadas.
Isto posto, o processo geral para publicação seguirá as seguintes etapas:
 O artigo pode ser enviado a qualquer momento, por e-mail, obedecendo as normas para produção e a linha editorial da e-Revista;
 O material será apreciado primeiramente pelo Conselho Editorial do periódico que julgará sua pertinência e sua adequação à linha editorial;
 Na sequência o artigo será encaminhado para dois Pareceristas ad hoc para avaliação em duplo cego, ou seja, os pareceristas não sabem quem são os autores e vice-versa. Essa forma de avaliação é a mais adotada por periódicos, já que visa garantir a confiabilidade, a imparcialidade e a lisura do processo. Trata-se de uma das etapas mais relevantes, pois a partir dele a revista pode atestar a qualidade do artigo. Assim, a equipe de Pareceristas ad hoc conferem credibilidade à revista e aos autores.
 Cada parecerista terá um mês a partir da confirmação do recebimento do trabalho para emitir seu julgamento de acordo com as normas de avaliação (vide anexo 1). Eles podem recusar o artigo, aprovar com recomendações ou aprovar sem restrições;
 O parecer é enviado ao Corpo Editorial que comunicará ao(s) autor(es) os resultados. O contato é importante qualquer que seja o resultado. Merece atenção que, no caso de reformulação, a comunicação deve ser precisa no sentido de dar aos autores todas as informações necessárias (datas para reenvio, aspectos a serem alterados etc.). Os originais, mesmo quando não aproveitados, não serão devolvidos;
 Algumas alterações poderão ser feitas pelo Conselho Editorial, quando este julgar pertinentes. Caso haja modificações substanciais, o autor será notificado e encarregado de fazê-las.
 O artigo aprovado passa por um processo de revisão de língua portuguesa e de ajustes finais. Ele deve ser publicado na próxima edição, caso não haja edições em atraso.
Todo o processo seja virtual, sem a necessidade de envio ou recebimento de papel ou disquetes.
Equipe da e-Revista
A equipe da revista será composta por um Corpo editorial e por um quadro de Pareceristas ad hoc.
É função do Corpo editorial - CE executar a primeira avaliação do artigo de acordo com a relevância e coerência com o foco, bem como administrar todo processo de avaliação e publicação do artigo. Compõem o CE:
- Editor Geral: responsável por receber os artigos, proceder a primeira triagem, encaminhar para os editores de área, efetuar o contato com os autores - coordenando a comunicação entre autores e avaliadores - compor e atualizar o quadro de Pareceristas ad hoc, abrir uma nova edição e providenciar a publicação das revistas. Cabe a ele a representação social e divulgação da revista.
- Editor de Área: efetuar a triagem dos artigos, responsável por selecionar os pareceristas ad hoc para avaliação técnica do artigo, acompanhar o processo de avaliação e auxiliar na composição dos Pareceristas ad hoc. Em princípio sugere-se que os Editores de Área sejam os Coordenadores de cada um dos cursos de Graduação e pelo Coordenador de Pós-Graduação devido ao savoir-faire nas suas respectivas competências profissionais.
- Apoio Técnico em TI: responsável por auxiliar o Editor Geral na comunicação com os autores, realizar manutenção do sistema SEER e customizá-lo à realidade da instituição e ao projeto.
Compete aos Pareceristas ad hoc analisar os artigos a eles enviados, com celeridade e imparcialidade, avaliando a relevância do tema, a adequação do assunto, adequação às normas editoriais, a originalidade e a contribuição para a comunidade acadêmico-científica. Comporão o quadro de pareceristas mestres e doutores nas áreas de interesse da e-Revista ou áreas de intersecção. Estes podem ‘aprovar’, ‘recusar’ ou ‘aprovar com ressalvas’ os artigos a eles enviados. O prazo para julgamento deve ser de 30 dias a partir do recebimento, sendo que a não emissão do parecer implica sua substituição.
Ernandes Reis Marinho
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa

 

Políticas de Seção

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Todos os Artigos submetidos a revista passam por dois avaliadores, hoje contamos com aproximadamente quarenta avaliadores de diversas áreas. A revista tem duas publicações por ano, em média um artigo submetido a revista demora de seis meses a um ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.