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Diretrizes para Autores

NORMAS DE PUBLICAÇÃO – DIRETRIZES PARA AUTORES

 

A e-Revista (ISSN: 1981-3511) é o órgão oficial de divulgação científica do Centro universitário Estácio de Brasília, com publicações regulares semestrais, que busca fomentar a produção e disseminação de conhecimento em Administração, Contábeis, Turismo, Economia (Ciências Sociais e Aplicadas), Planejamento Urbano e Regional / Demografia/ Educação, Psicologia, Multidisciplinar, Direito, Gestão da Tecnologia de Informação, Biológicas e Saúde com visão interdisciplinar das áreas do conhecimento, bem como divulgar trabalhos de discentes, docentes, pesquisadores e convidados, nas seguintes categorias: (1) Artigo Original, (2) Artigo de Revisão, (3) Artigos de Opinião, (4) Seção Especial.

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MODELO DE ARQUIVO DO MANUSCRITO A SER SUBMETIDO

 

Os artigos submetidos para publicação na e-Revista devem seguir o padrão preestabelecido de normalização e diagramação do periódico. O modelo do layout em Word deverá ser solicitado, via email para o endereço pesquisa.brasilia@estacio.br para que possa editá-lo com o conteúdo do manuscrito e então iniciar a submissão. Todas as submissões deverão ser realizadas por email para o mesmo endereço de solicitação do layout (pesquisa.brasilia@estacio.br) com o título do email "SUBMISSÃO DE ARTIGO E-REVISTA".

 

SEÇÕES DE ARTIGOS PUBLICADOS

 

São aceitos artigos nas seguintes categorias: Artigo Original, Artigo de Revisão, Artigos de Opinião, Seção Especial desde que se enquadrem no escopo da e-Revista.

 

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ARTIGO ORIGINAL

 

É uma contribuição destinada a divulgar resultados de pesquisa original inédita, que possam ser replicados e/ou generalizados. Deve ter a objetividade como principio básico. O autor deve deixar claro quais as questões que pretende responder. O artigo deve ser estruturado em: Resumo, Abstract, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências.

 

Informações adicionais:

 

·         Devem ter até 6.000 palavras na sua totalidade.

 

·    As tabelas, figuras e quadros, limitadas a 6 (SEIS) no conjunto, devem incluir apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

 

·         Resumo e abstract devem ter até 150 palavras.

 

·        As referências que devem ser limitadas a 40 (QUARENTA), incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, dissertações, relatórios e outros) devem ser evitadas e no conjunto, não podem ultrapassar a 03 (TRÊS) do total de referências.

 

·       Limita-se a oito o número máximo de autores. A partir de seis autores deve-se enviar um documento suplementar ao editor justificando a participação de cada autor no estudo.

·         Por motivos de diagramação NÃO utilizar notas de rodapé nos artigos.

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ARTIGOS DE REVISÃO

 

São destinados à revisão crítica e sistematizada da literatura, devem conter: Resumo, Abstract, Introdução (incluir procedimentos metodológicos adotados, delimitação e limitação do tema), Desenvolvimento, Considerações finais e Referências bibliográficas.

 

Informações adicionais:

 

·         Devem ter até 6.500 palavras na sua totalidade.

 

·     As tabelas e figuras, limitadas a 5 no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

 

·         Resumo e abstract devem ter até 150 palavras.

 

·      Nas referências bibliográficas incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, dissertações, relatórios e outros) devem ser evitadas, mas se forem utilizadas, no conjunto, não podem ultrapassar a 03 (TRÊS) do total de referências.

 

·       Limita-se a cinco o número máximo de autores das revisões críticas. As revisões sistemáticas serão avaliadas a partir de sua totalidade argumentativa.

 

·       Limita-se a 60 referências para artigos de revisão. Evitar citar mais que 4 referências para uma mesma informação. Coloque somente as fundamentais.

 

·       Por motivos de diagramação NÃO utilizar notas de rodapé nos artigos.

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ARTIGOS DE OPINIÃO

 

São destinados a expressar opinião (pontos de vista) sobre assuntos relevantes para a área, que ilustrem situações pouco frequentes ou contraditórias, as quais mereçam maior compreensão e atenção por parte dos profissionais da área em questão. Deve conter: Resumo, Abstract, Introdução, Tópicos de discussão, Considerações finais e Referências bibliográficas. Este tipo de artigo pode ser publicado a convite do editor, por iniciativa do autor em contato prévio com o editor. Normalmente é um artigo elaborado por pesquisador ou grupo de pesquisadores de comprovado saber na área.

 

Informações adicionais:

 

·         Devem ter até 6.000 palavras, excluindo o resumo e o abstract.

 

·     As tabelas e figuras, limitadas a 05 no conjunto, devem conter apenas os dados imprescindíveis, evitando-se tabelas muito longas.

 

·         Resumo e abstract devem ter até 150 palavras.

 

·       Nas referências bibliográficas, que devem ser limitadas a 30, incluir apenas as referências estritamente pertinentes e relevantes ao tema abordado. Deve-se evitar a inclusão de número excessivo de referências numa mesma citação. Citações de documentos não publicados e não indexados na literatura científica (teses, dissertações, relatórios e outros) devem ser evitadas e no conjunto, mas se forem utilizadas, não podem ultrapassar a 03 (TRÊS) do total de referências.

 

·         Limita-se a quatro o número máximo de autores.

 

·         Por motivos de diagramação NÃO utilizar notas de rodapé nos artigos.

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SEÇÃO ESPECIAL

 

É um relato preparado por profissional convidado pela comissão editorial para discutir temas de relevância na área. Pode incluir, também, notas preliminares de pesquisa, contendo dados inéditos e relevantes para os campos de estudos interdisciplinares, no âmbito nacional e internacional. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais.

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PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

 

Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens defiidas no modelo de submissão, espaçamento simples entre as linhas, fonte Times New Roman 12. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior conforme definido no modelo de submissão.

 

Tabelas, Figuras e Quadros:

 

As tabelas devem estar inseridas no texto em seu devido lugar e com a respectiva legenda, sendo que as mesmas devem ser planejadas para serem apresentadas em 8 cm ou 17 cm de largura. O título das figuras deverá ser colocado sob as mesmas e os títulos das tabelas e quadros sobre os mesmos, devendo seguir a padronização abaixo. Devem ser nominadas da seguinte forma, Tabela 1. ou Figura 2. sendo a primeira letra maiúscula em negrito e após o número colocar um ponto.  Segue exemplo:

Tabela 1. Caracterização da amostra. Dados expressos em média e desvio padrão (±).

 

As figuras devem ser enviadas nos formatos: jpg, gif, png, etc. As figuras devem ter resolução não inferior a 300 DPI.

 

Estruturação do artigo:

 

O texto deve respeitar o número de palavras da seção correspondente, bem como as normas da Revista (Tabela, padrões, limites de texto, contidas nas instruções aos autores). O título do artigo deve ser conciso e informativo, evitando termos supérfluos e abreviaturas. Recomenda-se começar pelo termo mais representativo do trabalho, evitando a indicação do local e da cidade onde o estudo foi realizado.

 

Primeira Página da submissão:

 

1) Tipo de artigo (original, revisão, opinião e especial)

 

2) Título do artigo em Português e Inglês

 

3) Nome completo dos autores,

 

4) Afiliação: NO MÁXIMO DUAS AFILIAÇÕES institucionais, indicando cidade-estado e país. NÃO mencionar o grupo de estudos, NÃO mencionar se é bolsista e demais denominações;

 

* Essas informações estão no modelo (layout) de submissão disponibilizado pela revista, solicitado por email.

 

Resumo e abstract:

 

Os resumos, em português e em inglês, para artigos originais devem ser estruturados descritivamente. Não separe em tópicos:Introdução, objetivo, métodos, resultados, e conclusões. Para os artigos de revisão/atualização, o resumo é descritivo. Citações bibliográficas devem ser evitadas. As palavras-chave (3 a 5) devem ser indicadas ao lado do resumo e do abstract, extraídas do vocabulário, "Descritores em Ciências da Saúde" (http://decs.bvs.br/).

 

A partir da segunda página da submissão:

 

Introdução:

 

A introdução deve identificar os pontos chaves de endereçamento do estudo, colocar o estado da arte do tema e as referencias mais importantes da temática. A introdução de identificar claramente a relevância e a lacuna do problema a ser abordado na literatura que constitui a base fundamental do estudo.

 

Métodos:

 

Os autores devem proporcionar suficientes detalhes que permitam a replicação do estudo. O método deve incluir, de acordo com o tipo do estudo, a descrição de:

 

- Os participantes (sujeitos e amostra) e os materiais;

 

- As variáveis do estudo com as definições operacionais;

 

- O método de coleta dos dados;

 

- O design usado no estudo;

 

- Os procedimentos quantitativos ou qualitativos usados na condução do estudo;

 

Resultados:

 

Os autores devem devem se limitar a descrever os resultados encontrados sem incluir interpretações e comparações. O texto deve complementar – e não repetir – o que está descrito em tabelas, gráficos quadros ou figuras.

 

Discussão

 

Os  autores devem interpretar os resultados e apresentar as conclusões que claramente suportam os dados. Os autores devem enfatizar a relevância dos achados, citar as direções para futuras pesquisas, implicações práticas do estudo e identificar as limitações do estudo.

 

Conclusões

 

Estritamente baseadas nos objetivos, hipóteses e questão problema formuladas na introdução.

 

Agradecimentos:

 

Contribuições de pessoas que prestaram colaboração intelectual ao trabalho, como assessoria científica, revisão crítica da pesquisa, coleta de dados entre outras, mas que não preencham os requisitos para participar da autoria deve constar dos "Agradecimentos" desde que haja permissão expressa dos nomeados. Também podem constar dessa parte agradecimentos às instituições pelo apoio econômico, material ou outros. Os agradecimentos, quando existirem, deverão ser citados no final do texto após as conclusões e antes das referências, assim como constar nos metadados da submissão.

 

Referências:

 

As referências bibliográficas devem ser organizadas em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, segundo o estilo Vancouver (http://www.icmje.org/index.html). Os títulos de periódicos devem ser referidos de forma abreviada, de acordo com o Índex Médicos (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula, sem espaço e sobrescritas (Ex.: Estudos2,8,26 apontam que...). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (Ex.:5-8). Caso ocorra citação direta o número da página deve ser transcrito após a indicação do número da referência antecedido por dois pontos (Ex.: Estudos26:45 “apontam que...”. O(s) autor(es) citado(s) podem também fazer parte da frase. (Ex.: Documentos escritos por um autor: Segundo Aguiar1 ... Documentos escritos por dois autores: Segundo Aguiar e Castro1 ... Documentos escritos por mais de três autores: Segundo Aguiar et al.1 ... As citações de livros, resumos e home page, devem ser evitadas, e juntas não devem ultrapassar a 20% do total das referências.

 

Seguem exemplos de referências:

 

Artigos de Revista

 

Formato:

 

Autor(es) do artigo. Título do artigo. Título da revista abreviado. Data de publicação; volume(número):páginas inicial-final do artigo.

 

Artigos de Revista (até seis autores)

 

Exemplo:

 

Sanches, MFC, Jacinto M. Investigação sobre o pensamento dos professores: Multidimensionalidade, contributos e implicações. Rev Soc Port Cienc Educ 2004;(3)3:131-233.

 

Artigos de Revista (mais de seis autores)

 

Citar os primeiros seis autores, seguido da expressão “et al.”.

 

Exemplo:

 

DiFiori JP, Benjamin HJ, Brenner JS, Gregory A, Jayanthi N, Landry GL, et al. Overuse injuries and burnout in youth sports: a position statement from the American Medical Society for sports medicine. Clin J Sport Med 2014;4(1):3-20.

 

Dissertação/Tese

 

Formato:

 

Sobrenome Prenome(s) do autor (abreviado). Título e subtítulo da tese [grau]. Localidade: Instituição onde foi apresentada; ano.

 

Exemplo:

 

Vieira JLL. O processo de abandono de talentos do atletismo do Estado do Paraná: um estudo orientado pela Teoria dos Sistemas Ecológicos. [Tese de Doutorado]. Paraná: Universidade Estadual de Maringá; 2012.

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. 1.   Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, no layout exigido pela revista e enviado por email;

  2. 1.  Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar;

  3. 1.   O texto está em espaço simples; usa fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. Com número máximo de 6000 palavras incluindo as referências;

  4. 1.  O texto segue os padrões de estilo VANCOUVER e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;

  5. 1.    A identificação de autoria do trabalho será removida do arquivo e da opção Propriedades no Word pelo editor responsável da revista, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, pois a avaliação cega é realizada por pares;

  6. 1.    O autor deverá informar no corpo do texto (métodos) o número do parecer de aprovação do Cômite de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, bem como, que os sujeitos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;

  7. 1.  O autor que submeteu o artigo para avaliação deve ENVIAR JUNTO COM O MANUSCRITO EM ANEXO a Declaração de Transferência dos Direitos Autorais da Submissão para a e-Revista. Sem o envio desta declaração o processo de avaliação será arquivado; O modelo encontra-se abaixo.

  8. O autor que submeteu o artigo para avaliação deve ENVIAR JUNTO COM O MANUSCRITO EM ANEXO a Carta de Responsabildade Autoral da submissão assinada pelos autores envolvidos na construção do artigo. Deve constar nesta carta que a submissão não está sendo avaliada por outro periódico ou que tenha sido publicado anteriormente. As assinaturas dos docuemtnso deves estar digitalizadas. Sem o envio do documento suplementar o artigo será arquivado.
  9. 1.   Não cobramos taxa de submissão e publicação do artigo.

  10. Os autores devem enviar por email o arquivo do manuscrito com o conteúdo adequado ao modelo padrão de normalização e diagramação preestabelecido pelo periódico 
 

Declaração de Direito Autoral

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

 

Título do manuscrito: (incluir o título do artigo).

 

- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.

 

- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.

 

- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.

 

Nome por extenso de todos os autores, data e Assinatura

 

OBS.: No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.

1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.

 

Nome por extenso do(s) autor(es), data e Assinatura

 

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TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

 

Título do manuscrito: (incluir o título do artigo).

 

Declaro que em caso de aceitação do artigo pela e-Revista concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva do Centro Universitário Estácio de Brasília, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à e-Revista.

 

 

Nome por extenso do(s) autor(es), data e Assinatura

 

 

Política de Privacidade

Todas as declarações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Entretanto, todo material publicado torna-se propriedade da Editora, que passa a reservar os direitos autorais. Portanto, nenhum material publicado na e-Revista poderá ser reproduzido sem a permissão por escrito da Editora. Todos os autores de artigos submetidos à e-Revista deverão assinar um Termo de Transferência de Direitos Autorais, que entrará em vigor a partir da data de aceite do trabalho.