e-Revista Facitec, Vol. 1, No 13 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MÍDIAS SOCIAIS: uma ferramenta de marketing de relacionamento com prossumidores.

Lillian Auer Fraga, Bruno Ferreira Cesario de Castro

Resumo


O objetivo do presente trabalho é fazer um comparativo entre duas ações de marcas que tenham gerado resultados negativos e positivos nas redes sociais com base na opinião de consumidores, a fim de identificar o posicionamento utilizado pelas empresas para lidar com os prosumidores, que são consumidores engajados no processo de cocriação de produtos e que compartilham seus pontos de vista. Como procedimento metodológico, esta pesquisa é do tipo explicativa e as técnicas de investigação utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e documental. Como instrumentos de coletas de dados, foram utilizados questionários aplicados para 203 consumidores na internet. Como resultados, constatou-se que as mídias sociais são uma das ferramentas mais eficazes para os prosumidores, pois além de proporcionar uma comunicação direta, a opinião dos mesmos tem relevante influência para a grande massa.

 

Palavras-Chave: Prosumidor, Mídias Sociais, Relacionamento com Cliente.  


Texto Completo: PDF