Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Igualitária: Revista do Curso de História da Estácio BH?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação

A Igualitária: Revista do Curso de História da Estácio BH, com periodicidade semestral, publica trabalhos da área de História, com ênfase em História do Brasil e História Contemporânea, nos formatos: Dossiê temático, Artigos oriundos de pesquisas originais, Artigos de revisão, Entrevistas e depoimentos, Traduções, Resenhas, Fontes primárias/documentos e Material iconográfico. Os trabalhos são recebidos em fluxo contínuo e são analisados por, pelo menos, dois membros do Conselho Consultivo ou assessores ad hoc. Cabe ao Conselho Editorial avaliar a pertinência ou não da publicação dos artigos

Instruções quanto à formatação dos trabalhos
Os artigos submetidos à Igualitária: Revista do Curso de História da Estácio BH devem ser inéditos e escritos em português, inglês ou espanhol. Devem ter entre 12 e 25 laudas digitadas em fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5, texto justificado. No início de cada parágrafo, utilizar um recuo (Tab) de aproximadamente 1,5 cm. Todos os trabalhos devem ser apresentados em Word for Windows. Deve-se observar a norma culta do idioma escolhido e, no caso do português, o texto já deve contemplar as alterações estabelecidas pelo Novo Acordo Ortográfico. As entrevistas e depoimentos individuais poderão ser publicados como um conjunto temático. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. As resenhas poderão ter até 4 páginas com 5 palavras-chave em português e inglês. Os textos poderão ser apresentados com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas. A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos. Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

Título
O título deve vir centralizado, apenas com as iniciais de palavras em letra maiúscula (e não em caixa alta), negritado e em tamanho 14.

Autoria
Abaixo do título, com recuo à direita e em espaço 1,0, deve constar o(s) nome(s) do(s) autor(es); na linha imediatamente abaixo, colocar o e-mail do(s) autor(es). O nome de cada autor deve ser seguido de uma chamada numerada (em formato 1, 2, 3...) para nota de rodapé, trazendo um breve currículo (máx. 5 linhas). As notas de rodapé deverão em fonte Times New Roman, texto justificado, tamanho 10 e espaçamento simples (1,0).

Resumo e Abstract

Duas linhas abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es) vem o Resumo. Utilizar a régua para fazer recuo de 2,0cm, escrever a palavra Resumo, em negrito, seguida de dois pontos e, na mesma linha, inserir o texto, com até 200 palavras, em fonte 11, itálico. Na linha imediatamente inferior, escrever Palavras-chave, seguido de dois pontos, e inserir até 5 delas. Após o Resumo, pular uma linha e seguir o mesmo procedimento para o Abstract (em inglês), seguido de até 5 Keywords. Para textos em inglês e espanhol, deve-se incluir o resumo na língua em que o artigo foi escrito, além do resumo, obrigatoriamente, em português.

Introdução e subseções

Os títulos das partes que compõem o texto devem estar recuados à esquerda, em tamanho 12 e em negrito (como se pode ver nestas Normas). Podem ser numeradas ou não, a critério do(s) autor(es). Atente-se para o fato de que, mesmo quando as seções são numeradas, as Referências (e não Referências Bibliográficas) não o são.

Citações

As citações devem seguir o sistema autor-data-página (SILVA, 2001, p. 23), grafando-se o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) em caixa alta apenas quando vier(em) entre parênteses, após o texto citado. No corpo do texto principal, deve-se grafar o sobrenome normalmente, por ex: “Em seu livro, Silva (2001) defende a ideia de que (...)”. Para citações com até 3 linhas, deve-se utilizar aspas, seguido da referência autor-data-página entre parênteses. Para citações com a partir de 4 linhas, deve-se fazer um recuo de 4cm, utilizando-se fonte 10, sem itálico,  e espaçamento 1,0, seguido da referência autor-data-página.
Nas citações as interferências do autor devem estar entre colchetes e a supressão do texto com três pontos entre parênteses. Serão admitidas notas  explicativas, desde que imprescindíveis e limitadas ao menor número possível.

Destaques / Termos estrangeiros / Títulos de Livros

Por uma questão de uniformidade, os destaques e as palavras estrangeiras, assim como os títulos de obras na seção de Referências, devem ser feitos em itálico, e não em negrito ou sublinhado.

Referências - Exemplos

(Atentar para utilização de itálico, letras maiúsculas, dois pontos, vírgulas etc).

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução, edição, Cidade: Editora, ano, p. x - y.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. x-y,ano.

 

LIVRO:

COVACH, John, BOONE, Graeme M. Understanding rock: essays in musical analysis. Oxford: OUP, 1997.

DUBY, Georges. Guilherme Marechal ou o melhor cavaleiro do mundo.
Rio de Janeiro, Graal, 1987.

FEBVRE, Lucien. O Problema da Descrença no século XVI.  Paris: Albin Michel, 1974.

Obs: Sem local: [S.l.] > SOPEÑA,  Federico. Música e literatura. [S.l.]: Nerman, 1974.
Sem editora: [S.n.] / Sem ano: [S.d.] / Nenhuma informação: [S.n.t.] (Sem notas tipográficas)

PERIÓDICOS:

LE GOFF, Jaques. Comment écrire une biographie aujourd’hui?  Le Débat,  n 54, p.49-50, mar./abr., 1989.

CAPÍTULO DE LIVRO:

SANTIAGO, Silviano. Democratização no Brasil – 1979-1981 (Cultura versus Arte). In: ANTELO, Raúl et al. (Org.). Declínio da arte, ascensão da cultura. Anais. Florianópolis: Abralic/Letras Contemporâneas, 1998, p. 11-23.

ARTIGO PESQUISADO NA INTERNET:

ULHÔA, Marta Tupinambá. A análise da música brasileira popular. In: Cadernos de Colóquio, p. 61-68. Disponível em: . Acesso em 26 set. 2008.  
(Na falta de todos os dados, indicar, pelo menos, o site e a data de acesso).

Cabe ao Conselho Editorial a decisão referente à oportunidade da publicação das contribuições recebidas.  

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa fonte TNR ou ARIAL de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Declaração de Direito Autoral

Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons

1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
  • Proposta de Política para Periódicos que oferecem Acesso Livre Adiado
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma licença Creative Commons Attribution License [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 


Igualitária: Revista do Curso de História da Estácio BH © 2012 Todos os direitos reservados.