INOVA TEC, Vol. 1 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Editorial

Elionai Gomes de Almeida Sobrinho

Resumo


A Revista INOVA TEC (ISSN: 2527-2454) é uma iniciativa do colegiado dos Cursos Colegiados da Faculdade Estácio de Belém – Estácio Belém, no sentido de permitir a condensação de trabalhados elaborados pelos alunos e professores a partir de Projetos de Pesquisa, Projetos Interdisciplinares, Trabalhos de Conclusão de Curso, Projetos de Iniciação Científica do PIBICTI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação) e também Projetos de Extensão. Ou seja, esta e as demais edições da INOVA TEC trarão as compilações do que há de melhor na produção acadêmica da instituição, além dos trabalhos selecionados e apresentados na JIC&A (Jornada de Iniciação Científica & Acadêmica) da Estácio Belém.

A maioria dos trabalhos concentram-se em grandes áreas de conhecimento, tais como: Gestão e Negócios, Comunicação e Artes e Exatas e Engenharias e estão alinhados com os cursos de graduação ofertados. Assim como o ensino, a Pesquisa e a Iniciação Científica na Estácio Belém pauta-se na Gestão dos Recursos Naturais, independentemente de sua natureza, e no Desenvolvimento e uso de Tecnologia, principalmente a que envolve informação, que se articulam através do enfoque empreendedor. Com esse foco, busca-se produção e aplicação de conhecimento para o interesse do desenvolvimento regional, que seja capaz de agregar valor econômico às cadeias produtivas. Com esta diretriz, a produção científica está organizada dentro de linhas de pesquisa que envolvam o manuseio de:

 

  • Materiais,
  • Informação e
  • Energia.

 

A pesquisa é implementada através de programas e projetos de cunho acadêmico, empresarial e de terceiro setor e é encaminhada através do corpo discente dos cursos de graduação. Assim, a pesquisa na Estácio Belém, pedagogicamente, decorre do desenvolvimento das atividades do ensino da graduação, sobretudo àquelas inerentes a:

 

  • Projetos do PIBICTI,
  • Projetos Interdisciplinares,
  • Trabalhos de Conclusão de Curso e
  • Projetos de Extensão

 

Contudo, a maior motivação para criação e a razão de ser da INOVA TEC é a possibilidade concreta da manutenção de um registro histórico dos trabalhos nela publicados, mostrando suas evoluções e, por que não? suas revoluções com o passar dos anos, servindo como um ponto de referência e inspiração para trabalhos vindouros. Certamente, não é só a progressão dos trabalhos que estarão memorizadas nestas páginas, mas também a progressão dos esforços de alunos e professores na busca por novos conhecimentos obtidos por meio da Pesquisa e Iniciação Científica.




INOVA TEC: A Revista Eletrônica da Estácio Belém
ISSN: 2527-2454
End: Av. Gov. José Malcher, 1148, Anexo 4
Nazaré - Belém-Pará - CEP: 66055-260
e-mail: inovatec@estacio.br