Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Journal of Health Connections é uma revista científica com periodicidade semestral que visa contribuir e desenvolver o conhecimento interdisciplinar para reflexão e discussão de temáticas relacionadas à área da Saúde.

 

Tem como principal objetivo: publicar manuscritos que colaborem para a promoção do conhecimento nas áreas das Ciências da Saúde e afins, bem como para a ampliação do pensamento crítico e preenchimento das lacunas de conhecimento, com foco nos âmbitos acadêmico/escolar, hospitalar, laboratorial e de saúde pública.

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

As normas de submissão são requisitos básicos para aceitação de trabalhos a serem publicados em qualquer uma das revistas desta plataforma.  Os autores devem observar requisitos de estrutura, formatação, citações e referências.

Os originais devem estar em português, inglês ou espanhol, devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente ao Portal de Periódicos da Estácio, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto no que se refere ao texto, como figuras ou tabelas, quer na íntegra ou parcialmente, excetuando-se resumos ou relatórios preliminares publicados em Anais de Reuniões Científicas.

Submissão de artigos online

Os artigos devem ser submetidos, exclusivamente de forma eletrônica através do Portal de Periódicos da Estácio (vide diretrizes para autores). Artigos enviados por e-mail não serão considerados.

Todos os direitos editoriais são reservados para as publicações do Portal de Periódicos, nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da Comissão Editorial, ou sem constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

Nas pesquisas envolvendo seres humanos, os autores deverão enviar uma cópia de aprovação emitida pelo Comitê de Ética, reconhecido pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), segundo as normas da Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 466/12 ou órgão equivalente no país de origem da pesquisa.

Categorias de manuscritos aceitos:

Artigo original ou Estudo teórico (Revisões integrativas; revisões sistemáticas; metanálise) 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Declaração de Direito Autoral

Oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização do saber. Assume-se que, ao submeter os originais os autores cedem os direitos de publicação para a revista. O autor(a) reconhece esta como detentor(a) do direito autoral e ele autoriza seu livre uso pelos leitores, podendo ser, além de lido, baixado, copiado, distribuído e impresso, desde quando citada a fonte.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Estudo de caso

Manuscrito da categoria de estudos de caso, com o objetivo de realizar um estudo profundo dos problemas e necessidades do paciente, família e comunidade, visando nortear estratégias para solucionar ou reverter os problemas identificados. Limitado a 15 páginas, com no máximo 36.000 caracteres com espaço. 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos de revisão

Para revisões integrativas da literatura, sistemáticas ou metanálise. Limitado a 15 páginas, com no máximo 36.000 caracteres com espaço.    

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Relato de experiência

Para relatos de experiência com o objetivo comunicar experiências bem-sucedidas de atividades de extensão, monitoria, atuação em campos de estágio, entre outros, realizados no âmbito acadêmico/científico. O relato deve apresentar: texto claro e objetivo, os subsídios motivadores e o cenário do trabalho e referencial teórico.  Limitado a 15 páginas, com no máximo 36.000 caracteres com espaço.

 

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

A Journal of Health Connections possui um Conselho Editorial composto por pesquisadores renomados, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre os trabalhos em cada seção da revista.

Se os manuscritos estiverem de acordo com as normas citadas nas diretrizes para autores, os avaliadores emitirão parecer apresentado como: Recomendado para publicação, recomendado para publicação com correções obrigatórias e recusado. A identidade dos pareceristas é mantida em sigilo e os autores poderão visualizar os pareceres, bem como o manuscrito para correção (se for o caso). A  decisão final sobre a publicação de um artigo será comunicada para os autores pelo corpo editorial da revista, via e-mail.

Os manuscritos serão avaliados por pares, pelo sistema "DOUBLE BLIND REVIEW", no qual cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialistas na área com elevada titulação acadêmica. Os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 


Journal of Health Connections

Faculdade Estácio de Sergipe - Coordenação de Pesquisa e Extensão - COPEX

Rua Teixeira de Freitas, 10. Bairro Salgado Filho, Aracaju - Sergipe. Brasil

CEP: 49020-530

ISSN 2594-4606