Puçá: Revista de Comunicação e Cultura na Amazônia, Vol. 4, No 2 (2018)

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BBB: AGULHA HIPODÉRMICA NA CIBERCULTURA

Guilherme Cardoso Neto, Neiva de Souza Braga, Ana Paula Mendes Pereira de Vilhena

Resumo


O presente artigo teve como objetivo principal observar a presença de um efeito "agulha hipodérmica" dentro do consumo midiático na cibercultura. Através do objeto de estudo, o Reality Show Big Brother Brasil em suas diversas edições, conseguimos identificar três ações de product placement que foram consideradas as de maior impacto em termos de lembrança de marca e de interação com público e, nessa análise de conteúdo, percebemos que o tipo de inserção de publicidade diária lançada pelo programa, consegue de alguma forma ditar modas, regras e comportamentos nos telespectadores, fazendo a marca comunicar seus atributos e despertando o interesse de quem acompanha a programação. Os resultados mostraram que existem consumidores que são altamente persuadidos por ações de marketing, por produtos exibidos em programas como o BBB, fazendo com o que ele seja atingido, como uma bala mágica.


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