Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física adota as regras de preparação de manuscritos da Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors. Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Ann Intern Med 1997; 126: 36-47), cuja última atualização está disponível na internet (http://www.icmje.org/urm_main.html).

SECÇÃO DE ARTIGOS PUBLICADOS

São aceites artigos nas seguintes categorias:

(1)     Artigo original: relacionados à Educação Física, Fisioterapia e outras áreas da saúde e apresnetados sob a forma de resultados de pesquisa experimental, contendo no máximo 20 (vinte) páginas;

(2)   Artigo de revisão: relacionados à Educação Física, Fiisoterapia e outras áreas da saúde e apresentados sob a forma de revisão de literatura, contendo no máximo 15 (quinze) páginas.

O manuscrito deve ser digitado em espaço 1,5 entrelinhas, fonte Calibri 11, papel tamanho A4, com margens de 2,5 cm e com numeração das páginas no canto superior direito. O texto do manuscrito deve ser preparado em editores de texto do tipo Microsoft Word para Windows ou equivalente, incluindo as tabelas. As figuras deverão estar no formato TIF (Tagged Image File Format).

É extremamente recomendável que se faça uma revisão gramatical em todo o artigo, para se evitar que o artigo seja publicado com erros de português. A revista não faz esse tipo de revisão, que é responsabilidade dos autores.

ARTIGO ORIGINAL

Um artigo original deve conter no máximo 20 (vinte) páginas conforme formatação acima (incluindo referências e tabelas) e ser estruturado com os seguintes itens, cada um começando por uma página diferente:

Página título: deve conter (1) o título do artigo, que deve ser objetivo, mas informativo; (2) nomes completos dos autores; instituição(ões) de origem, com cidade, estado e país, se fora do Brasil; (3) nome do autor correspondente, com endereço completo e e-mail.

Resumo: deve conter (1) o resumo em português, com não mais do que 250 palavras, estruturado em espaço simples de forma a conter: introdução e objetivo, métodos, resultados e conclusão; (2) três a cinco palavras-chave; (3) o resumo em inglês (abstract), representando a tradução do resumo para a língua inglesa (4) três a cinco palavras-chave em inglês (keywords).

Introdução: deve conter (1) justificativa objetiva da pesquisa com breves referências ao assunto e (2) objetivo do estudo.

Métodos: deve conter (1) descrição clara da amostra utilizada; (2) termo de consentimento para estudos experimentais envolvendo humanos; (3) identificação dos métodos, aparelhos e procedimentos utilizados de modo suficientemente detalhado, de forma a permitir a reprodução dos resultados pelos leitores; (4) descrição breve e referências de métodos publicados mas não amplamente conhecidos; (5) descrição de métodos novos ou modificados; (6) quando pertinente, incluir a análise estatística utilizada, bem como os programas utilizados.

Resultados: deve conter (1) apresentação dos resultados em sequência lógica, em forma de texto, tabelas ou ilustrações; evitar repetição excessiva de dados em tabelas ou ilustrações e no texto.

Discussão: deve conter (1) ênfase nos aspectos originais e importantes do estudo, evitando repetir em detalhes dados já apresentados na Introdução e nos Resultados; (2) relevância e limitações dos achados, confrontando com os dados da literatura, incluindo implicações para futuros estudos; (3) ligação das conclusões com os objetivos do estudo; (4) conclusões que podem ser tiradas a partir do estudo; recomendações podem ser incluídas, quando relevantes.

Agradecimentos: deve conter (1) contribuições que justificam agradecimentos, mas não autoria; (2) fontes de financiamento e apoio de uma forma geral. Item não obrigatório.

Referências: deverão ser organizadas de acordo com a NBR-6023 da ABNT em ordem alfabética. Todas as referências devem ser alinhadas à esquerda da página. Seguem exemplos dos tipos mais comuns de referências. Seguem exemplos dos tipos mais comuns de referências:

1) Artigo padrão em periódico (deve-se listar todos os autores; se o número ultrapassar seis, colocar os seis primeiros, seguidos por et al.):

Cornelissen VA, Fagard RH, Coeckelberghs E, Vanhees L. Impact of resistance training on blood pressure and other cardiovascular risk factors: a meta-analysis of randomized, controlled trials. Hypertension 2011; 58(5):950-8.

2) Livro com autor(es) responsáveis por todo o conteúdo:

Colson JH, Armour WJ. Sports injuries and their treatment. 2nd rev. ed. London: S. Paul, 1986.

3) Livro com editor(es) como autor(es):

Diener HC, Wilkinson M, editors. Drug-induced headache. New York: Springer- Verlag, 1988.

4) Capítulo de livro:

Kraemer WJ, Fry AC. Strength testing: development and evaluation of methodology. In: Maud PJ, Foster C, editors. Physiological assessment of human fitness. Champaign (IL): Human Kinetics, 1995;115-38

 TABELAS

As tabelas devem ser elaboradas em espaço duplo, devendo ser planejadas para ter como largura uma (8,7cm) ou duas colunas (18cm). Cada tabela deve possuir numeração seguida de um título sucinto (Ex.: Tabela 1. Resposta da pressão...); itens explicativos devem estar no final da tabela. A tabela deve conter médias e medidas de dispersão (DP, EPM, etc.), não devendo conter casas decimais irrelevantes. As abreviaturas devem estar de acordo com as utilizadas no texto e nas figuras.

FIGURAS

Serão aceitas fotos ou figuras em preto-e-branco. Figuras coloridas poderão ser publicadas quando forem essenciais para o conteúdo científico do artigo. Os desenhos das figuras devem ser consistentes e tão simples quanto possível. Não utilizar tons de cinza. Todas as linhas devem ser sólidas. Utilizar fontes de no mínimo 10 pontos para letras, números e símbolos, com espaçamento e alinhamento adequados.

ARTIGOS DE REVISÃO

Os artigos de revisão são habitualmente encomendados pelos Editores a autores com experiência comprovada na área. A Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física encoraja, entretanto, que se envie material não encomendado, desde que expresse a experiência publicada do(a) autor(a) e não reflita, apenas, uma revisão da literatura. Artigos de revisão deverão abordar temas específicos com o objetivo de atualizar os menos familiarizados com assuntos, tópicos ou questões específicas nas áreas que constituem o escopo da revista.

 

BIOÉTICA

A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96).

A realização de experimentos envolvendo animais deve ser guiada pelos PRINCÍPIOS ÉTICOS PARA O USO DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO estabelecidos  pela Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório – SBCAL, disponível na internet (http://www.cobea.org.br/).

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. O texto do trabalho passou por uma revisão detalhada, garantindo a qualidade da redação para publicação.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

As declarações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Entretanto, todo material publicado torna-se propriedade da Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física, que passa a reservar os direitos autorais. Todos os autores de artigos submetidos à Revista Brasileira de Reabilitação e Atividade Física deverão assinar um Termo de Transferência de Direitos Autorais, que entrará em vigor a partir da data de aceite do trabalho.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.