Submissões

Submissões Online

Já possui um Login/Senha para a revista Revista Educação e Cultura Contemporânea?
Acesso

Não tem Login/Senha?
Cadastro de usuários

O cadastro no sistema e posterior acesso ou login são obrigatórios para submissão como também para verificar o estágio das submissões.

 

Diretrizes para Autores

Please find instructions to authors in Elnglish below the Portuguese version.

Educação e Cultura Contemporânea, periódico semestral do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá, publica estudos e pesquisas que contribuam para o desenvolvimento da área, propiciando o debate sobre os desafios postos à Educação pelas profundas mudanças que caracterizam a cultura contemporânea. A revista publica artigos científicos inéditos que se concentrem no tema que a define, em especial resultados de pesquisas de carácter teórico e/ou empírico; revisão crítica da literatura de pesquisa educacional, tanto temática quanto metodológica; ensaios; resenhas de livros; entrevistas com profissionais da área de Educação ou áreas afins. Periodicamente, quando for julgado conveniente e oportuno pelo Conselho Editorial, será lançado um número que focalizará um tema especifico referente a questões relevantes para a Educação na contemporaneidade. Esta decisão será divulgada com um mínimo de seis meses no site da revista, de modo a que os interessados possam enviar seus textos.

Educação e Cultura Contemporânea não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para publicação em livros ou em outros periódicos, quer no pais ou no exterior. Os textos podem ser apresentados em português, espanhol, inglês ou francês. O envio de qualquer colaboração implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas.

Os trabalhos, sem qualquer identificação, serão submetidos a dois membros do Conselho Editorial ou a um Conselheiro e a um parecerista adhoc. No caso de discrepância na avaliação, será solicitada a análise de um terceiro parecerista. Os nomes dos pareceristas serão mantidos em sigilo, mas cópias dos conteúdos dos pareceres serão enviadas aos autores. A publicação dos textos a que forem sugeridas modificações estará condicionada ao acatamento das mesmas pelo autor ou autores.

A relação dos Pareceristas adhoc será atualizada pelo Conselho Editorial ao final de cada ano.

Normas Gerais para Publicação de Trabalhos

1) Os textos deverão ser submetidos obrigatoriamente pelo site da revista (http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/information/authors), em MSWord para Windows (.doc ou .docx), BrOffice ou LibreOffice (.odt). O arquivo digital deve ser gravado em RTF, com formatação de caracteres, mas sem formatação de parágrafos. As ilustrações, figuras e tabelas, deverão ser enviadas em arquivos separados, claramente identificados (Tabela l, Figura 2, etc), indicando no texto local onde devem ser inseridas. Os arquivos das ilustrações, figuras e tabelas devem ser originais e se forem digitalizados (scanneados) a resolução mínima deve ser 300 dpi.

2) Os trabalhos devem ser apresentados em página formato A4 (297 x 210 mm), com margens de 2 cm, fonte Arial tamanho 12pts, com entrelinhas espaço 1,5 li, sem espaço entre os parágrafos e com formato justificado. 'Os artigos e entrevistas devem ter no mínimo 15 páginas e no máximo 30 páginas e as resenhas no máximo 5 páginas.

3) O titulo completo do artigo, o nome do autor e seu vínculo institucional devem ser enviados em arquivo separado para assegurar o anonimato no processo de avaliação. Nesse mesmo arquivo devem constar: o resumo e, no máximo, quatro palavras-chave, no idioma em que está apresentado o texto; endereço, telefone e e-mail para contato. Além disso, devem ser indicados, também, um endereço e um e-mail para divulgação aos leitores. Em um segundo arquivo separado deverá constar uma versão para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave quando texto completo estiver redigido em português, francês ou espanhol. Quando o texto completo estiver redigido em inglês, no segundo arquivo separado deverão aparecer o título, o resumo e as palavras-chave em qualquer outro dos três idiomas aceitos. A primeira página do texto completo deve omitir o nome do autor, mas deve incluir o título do trabalho e a data ern que está sendo apresentado. Os títulos devem ser concisos e especificar claramente o assunto tratado no artigo. O resumo deverá conter entre 200 e 250 palavras, ressaltando o objetivo, o referencial teórico, o método e as conclusões do trabalho e não deverá ser redigido na primeira pessoa. O texto não deve apresentar quaisquer indicações que permitam identificar seu(s) autor(es).

4) As citações Iiterais curtas deverão ser integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas e seguidas pelo sobrenome do autor (em maiúsculas), ano de publicação e página ou páginas do texto citado, entre parênteses (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. xx-xx). Se o sobrenome do autor está citado no corpo do texto, terá apenas a inicial maiúscula, ficando entre parênteses apenas o ano e a página. Exemplo: Conforme tem enfatizado Scalabch (2004, p. 18) etc. As citações de mais de três linhas serão destacadas no texto em parágrafo especial, com 2 cm de recuo em relação à margem esquerda. As referências parafraseadas devem ser incorporadas ao texto indicando entre parênteses o sobrenome do autor e o ano da publicação (SCALABCH, 2004). Destaques em geral deverão ser feitos com itálico, não se utilizando negrito ou sublinhado.

5) As notas explicativas deverão ser utilizadas apenas quando estritamente necessárias para a compreensão do texto, não devendo ultrapassar 200 palavras ao todo. Usar numeração consecutiva dentro do texto e colocá-las ao final do documento, antes das Referências Bibliográficas.

6) No final do trabalho devem ser incluídas, em ordem alfabética, todas as referências bibliográficas efetivamente citadas no texto, segundo a norma NBR 6023, da ABNT (Norma para referências bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Exemplos:

a) Livro de um só autor: 

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais. Exemplo:

MARCUSE, Herbert. Razão e Hegel e advento da teoria social. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Tema. 1978.

b) livro de dois autores: 

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo. Exemplo:

MARX. Karl; ENGELS Friedrich. A ideologia alemã. SäoPauIo: Martins Fontes, 2001.

e) Livro de três autores:

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo

d) Livro de mais de três autores:

SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

e) Capítulo em livros:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed/Org.). Título do livro em itálico. Idem ao primeiro exemplo. Número das páginas inicial e final. Exemplo:

SANFELICE, José Luís. Dialética e pesquisa em Educação ln: LOMBARDI, J.; SAVIANI, Demerval. (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.

f) Artigos em Revistas: 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em itálico, Local da publicação, volume, número, página(s), mês/ano. Exemplo:

DELUIK. Neize: et al. Trabalho, meio ambiente e educação: um estudo das práticas educativas das ONGS. Educação; e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro. v.1, n.1. p. 23-34, jan/ jun. 2004.

g) Dissertações e Teses: 

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em itálico. Total de folhas. Tipo (Dissertação ou Tese), Nome do curso. (Mestrado em Educação ou Doutorado em Educação), Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), Local, data.

COSTA. Viviane da. Argumentos católicos contra John Dewey: análise retórica do discurso de oposição à pedagogia nova. 205p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. Araraquara. 2005.

h) Artigos em jornais: 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).

i) Trabalho em evento: 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. In: NOME DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, ano, local, Titulo dos Anaís em itálico. Local de Edição: Editora, ano. págína(s). Exemplo: 

GUIMARÃES, Edilene. O trato com o conhecimento escolar no ensino público técnico profissional. ln: ENCONTRO NACIONAL DE DIDATICA E PRÁTICA DE ENSINO. XI., 2002, Goiânia. Anais: igualdade e diversidade na educação. Goiânia: ENDIPE, 2002. 1 CDROM.

j) Material disponível na internet: Referenciar de acordo com o tipo de material, como nos itens acima e, ao final, acrescentar Disponível em: . Acesso em: data do acesso. Exemplo:

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Niteroi: EdUFE, 2005. Disponível em Acesso em: 10 abril 2005.

7) Os artigos publicados representam a expressão do ponto do vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Mestrado em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Instructions to collaborators

 

Contemporary Education and Culture, a journal of the Graduate Program in Education of Estacio de Sa University, publishes studies and researches that contribute to the development of the area, fostering the debate about the challenges posed to Education by the deep changes that characterize contemporary cultures.

The journal publishes original scientific articles that focus on the theme that defines it; in special results of theoretical and empirical studies; critical reviews of research literature on educational issues, thematic as well as methodological; essays; book reviews; interviews with professionals of education or related areas. Periodically, when considered convenient and opportune by the Editorial Counsel, it will be released a number focusing on a specific theme, relevant to contemporary Education. The theme chosen will he informed beforehand, with a minimum of six months, in the journal’s site, so that those interested can send their texts.

Contemporary Education and Culture does not accept texts simultaneously sent to publication in books or in other journal, either in the country or abroad. The texts can be presented in Portuguese, Spanish, English or French. The publishing of any collaboration implies the cession of the copyright to the journal. The originals sent to evaluation will not be returned to the author.

The articles, without any identification, will be submitted to two members of the Editorial Counsel or to a counsel member and an ad hoc reviewer. In the case of discrepancy between the two reviewers, a third evaluation will be asked. The name of the reviewers will be kept in secrecy, but copies of the reviews will be send to the authors.

The composition of the ensemble of ad hoc reviewers will be updated by the Editorial Counsel at the end of each year.

General Norms for Publication

1) All submissions to this Journal must be made online through our page forms (http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/information/authors). The digital file must be  saved in RTF, with type specification but without paragraph specification. Illustrations, figures and tables should be sent in separate files, clearly identified (Table 1, Figure 2, etc.), and there place of insertion indicated in the text. Whenever possible, illustrations and figures should be in originals or, at least, scanned with minimum resolution of 300 dpi.

2) The complete title of the article, the name of the author and his/her institutional affiliation should be sent in a separated page, in order to assure the anonymity in the process of evaluation. This separate page should also present the abstract and a maximum of four key-words in the same language the text is written, and also the address and e-mail of the author. When the complete text is written in Portuguese, French or Spanish, a second separated sheet should present an English version of the title, the abstract -and the key-words. When the complete text is written in English, the second separated page should present the title, the abstract and the key words in anyone of the other three accepted languages. The first page of the complete text should omit the author’s name, but include the title of the article and the date in which is being presented. The title should be concise and clearly specify the subject focused. The abstract should have between 200 and 250 words, emphasizing the objective, theoretical framework, method and conclusions. The text should not be written in first person and cannot present any indications that allow identifying it's author(s).

3) The texts should be presented in page A4 (297 x 210 mm) with borders of 3 cm. They should be written in Times New Roman size 12, 1.5 space between lines, no space between paragraphs and justified format. The articles and interviews should have 30 pages maximum and 15 pages minimum. The book reviews 5 pages maximum.

4) Short literal quotations should be integrated to the paragraph, between quotation marks. followed by the author‘s last name (in capitals), year of publication and page or pages of the quoted citation between parenthesis (AUTHOR LAST NAME, year, p. xx-xx). If the author's last name is cited in the text body, its initial comes in capital letter, followed by the year and the page in parenthesis. Example: As emphasized by Scalabch (2004, p. 18), etc. Quotations of rnore than three lines will be distinguished in the text by placing it in a separate paragraph, 2 cm inside the left border. The paraphrased references are incorporated to the text indicating, in parenthesis, the author's last name and the year of publication (SCALABCH, 2004). Distinctions in general should be made in italic, not using bold or underlined.

5) Explicative notes should be used only when strictly necessary to the comprehension of the text, and not exceed 200 words. They should present consecutive numeration inside the text and be placed at the end of the document, before Bibliographic References.

6) At the end of the text should be included, in alphabetic order, all the bibliographic references effectively cited in the text, according to norm NBR 6023, of ABNT (Norm for bibliographic references of the Brazilian Association of Technical Norms)

Examples:

a) Book by only one author:

LAST NAME, name. Title in italic. Edition. Local of edition: Publisher and year of edition. Example:

MARCUSE, Herbert. Razão e Hegel e advento da teoria social. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Tema. 1978.

b) Book by two authors:

LAST NAME, Name; LAST NAME, Name. Same as the first example. Example:

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São PauIo: Martins Fontes, 2001.

c) Book by three authors:

LAST NAME, Name; LAST NAME, Name; LAST NAME, Name. Same as the first example.

d) Book by more than three authors:

LAST NAME, Name et al. Same as the first example.

e) Chapter in book:

LAST NAME, Name. Title of the article. In: LAST NAME, Name (Pub/Org), Title of the book in italic. Same as the first example, plus number of the first and last page. Example:

SANFELICE, José Luís. Dialética e pesquisa em Educação ln: LOMBARDI, J.; SAVIANI, Demerval. (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.

f) Articles in journals:

LAST NAME, Name. Title of the article without quotation marks or italic. Name of the Magazine in italic. Local, volume, number, page(s), month/year. Example:

DELUIZ, Neize: et al. Trabalho, meio ambiente e educação: um estudo das práticas educativas das ONGs. Educação; e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro. v.1, n.1. p. 23-34, jan/ jun. 2004.

g) Dissertations and thesis:

LAST NAME, Name. Title of the dissertation or thesis in italic. Total of pages. Type (Dissertation or thesis). Name of the Graduate Program (Education) - Name of the Institution, Local, date. Example:

COSTA. Viviane da. Argumentos católicos contra John Dewey: análise retórica do discurso de oposição à pedagogia nova. 205p. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar), Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. Araraquara. 2005.

h) Articles in newspapers:

LASTNAME, Name. Title of the article without quotation marks or italic. Name of the journal in italic. Local, day/month/year, Section, number, page(s).

i) Complete paper presented in academic event:

LAST NAME, Name. Title of the article without quotation marks or italic. In: NAME OF THE EVENT IN CAPITAL LETTERS, year, local, Title of the publication in italic. Local of Edition: Publisher, year, page(s). Example:

GUIMARÃES, Edilene. O trato com o conhecimento escolar no ensino público técnico profissional. ln: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. XI., 2002, Goiânia. Anais: igualdade e diversidade na educação. Goiânia: ENDIPE, 2002. 1 CDROM.

j) Material available in the internet:

Make the reference according to the type of material, as shown in the above examples, and at the end add available at: < address of the page >. Access in: day/month/year. Example: Aug. 10, 2004. Example:

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Niteroi: EdUFE, 2005. Disponível em Acesso em: 10 abril 2005.

7) The articles published represent the expression of point of view of the authors and not the official position of the journal Contemporary Education and Culture or of the Graduate Program of Education of the Universidade Estacio de Sa.

 

Endereço para correspondência

Revista Educação e Cultura Contemporânea Mestrado em Educação Av. Presidente Vargas, 642 22°. andar CEP 20071-001 Centro Rio de Janeiro - Brasil
Tel: (21) 2206 9858 FAX:(21) 2206 9751
E-mail: revístaeduc@estacio.br
Site: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc

 

 

 

 

Itens de Verificação para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5 li; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no editor de textos, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.