Número temático OUTUBRO DE 2019 - Pesquisa e produção de conhecimento no campo da Política Educacional no Brasil e na América Latina

Pesquisa e produção de conhecimento no campo da Política Educacional no Brasil e na América Latina

O campo acadêmico da Política Educacional no Brasil e na América Latina é ainda recente. Pesquisas realizadas em diferentes países indicam que a Política Educacional começou a institucionalizar-se a partir das décadas de 1950-1960, alcançando uma intensa expansão a partir da década de 1990.
A expansão deste campo é evidenciada pelo número de Linhas de Pesquisa relacionadas à Política Educacional em Programas de Pós-Graduação em Educação, de Grupos de Pesquisa, revistas especializadas, redes de pesquisa, publicações, etc. Nesse contexto, observa-se que há um elevado número de pesquisas sobre políticas educacionais. Ao lado disto, observa-se que ainda são poucos e recentes os estudos sobre fundamentos teórico-epistemológicos em Política Educativa. Nos últimos anos, diversas ações têm conduzido a uma ampliação das discussões sobre aspectos teórico-epistemológicos da pesquisa em Política Educacional. Entre essas ações, inclui-se a atuação da Red de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe), bem como de grupos variados que têm desenvolvido pesquisas sobre referenciais teóricos da pesquisa em Política Educacional.
Assim, este número temático de outubro de 2019 focaliza aspectos relacionados à pesquisa e produção de conhecimento no campo da Política Educacional no Brasil e na América Latina, que podem ser desdobrados nos seguintes pontos de interesse: 1 - Perspectivas teórico-epistemológicas na pesquisa em Política Educacional no Brasil e na América Latina; 2 - A Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação; 3 - Grupos de Pesquisa de Política Educacional como espaço de formação de pesquisadores; 4 – Ensino de Política Educacional e formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional.
Responsáveis:

Profª Dra. Laélia Portela Moreira – Universidade Estácio de Sá
E-mail: moreira.laelia@gmail.com

Prof. Dr. Jefferson Mainardes – Universidade Estadual de Ponta Grossa/UEPG
E-mail: jefferson.m@uol.com.br