Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 14, No 34 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mafalda: possibilidades de leitura na perspectiva Histórico Crítica

Sandra Aparecida Pires Franco, Geuciane Felipe Guerim Fernandes

Resumo


Este trabalho tem o intuito de refletir sobre a utilização de quadrinhos em sala de aula, como instrumento de mediação e investigação dos fenômenos da vida social. Justifica-se pela necessidade de (re) pensar as diferentes linguagens no processo de ensino-aprendizagem e suas possibilidades para a formação humana e a compreensão crítica da realidade. Alicerçados na Pedagogia Histórico-Crítica e em consonância com o Materialismo Histórico Dialético busca-se discutir as leituras e dimensões presentes em seis tiras da obra Toda Mafalda (2003). Mafalda (1964-1973), produzida por Quino, a personagem se cria por meio das relações estabelecidas em seu meio social e familiar, uma menina sempre questionadora e inquieta com as situações vivenciadas, busca dialogar e refletir criticamente com público de diversas idades. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa ação com uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental em determinada Instituição Pública Estadual. Os temas abordados nas tiras selecionadas referem-se à preservação ambiental, discutindo o papel do homem na sociedade e sua relação com o trabalho, consumo e meio ambiente sob um enfoque crítico, visando contribuir para a transformação do homem e da sociedade. Os resultados obtidos e analisados à luz do referencial teórico demonstraram a importância de viabilizar diferentes linguagens em sala de aula a fim de possibilitar leituras com sentido e significado no processo educativo.

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20160082PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre