Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 30 (2016)

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A produção científica sobre a Educação a Distância em Mato Grosso do Sul: lacunas e tendências

Carla Busato Zandavalli M. Araujo, Carliani Portela do Carmo, Vinícius de Oliveira Bezerra, Antonio Victor Alves de Freitas

Resumo


Neste artigo são apresentados resultados de um estudo bibliográfico cujo objetivo foi o de identificar e analisar a produção científica sobre a Educação a Distância (EaD) em Mato Grosso do Sul (MS) e sobre a EaD na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de modo a traçar as tendências e as lacunas desta produção. Foram realizadas consultas no Banco de Teses e Dissertações da Capes; na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT; nas bibliotecas das universidades locais e nos sites dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu destas instituições; na Scielo.br e na base de Periódicos da Capes. Os resultados apontam para a existência de grandes lacunas, pois os 23 estudos selecionados representam menos de 1% do montante de trabalhos nas bases investigadas, muitos dos quais não são disponibilizados na íntegra. Neles, destaca-se a temática da EaD como meio de formação inicial e continuada de professores. Os estudos explicitam os limites do desenvolvimento da modalidade a distância e a necessidade de aprimoramento das políticas educacionais, sendo que 82,6% consideram, que apesar dos problemas, a oferta da EaD atende a demandas sociais concretas e 17,4% indicam que a modalidade expressa as políticas neoliberais e traz prejuízos importantes à qualidade de ensino. Concluiu-se que há grande lacuna de estudos sobre a EaD em Mato Grosso do Sul, principalmente aqueles que analisem os aspectos contraditórios de sua constituição.

Texto Completo: DOI 10.5935/2238-1279.20160003

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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