Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 11, No 26 (2014)

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CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO DE JANEIRO APÓS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: POLÍTICAS DE CONNHECIMENTO E FORMAÇÃO

Inês Ferreira de Souza Bragança

Resumo


O presente artigo tem como foco políticas de conhecimento e formação, no contexto do Curso de Pedagogia, organizando-se em duas dimensões que se articulam: (1) a primeira dirige o olhar sobre as políticas que envolveram a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), especificamente no Rio de Janeiro, e (2) a segunda para os processos capilares de formação, por meio do acompanhamento, ao longo de toda graduação, de um grupo de estudantes, tendo como referência teórico-metodológica a abordagem (auto)biográfica. Assim, a pesquisa envolveu diferentes dimensões, espaços e tempos, entre micro e macropolíticas. Foram analisadas quinze matrizes curriculares e sete propostas pedagógicas de Cursos de Pedagogia do Rio de Janeiro e realizadas entrevistas com três coordenadoras de curso. Outra dinâmica consistiu na realização de encontros com um grupo de estudantes ao longo dos quatro anos de graduação, visando acompanhar o processo formativo. A pesquisa permitiu perceber que as Diretrizes trouxeram o impacto esperado da força de uma política educacional na reorganização dos cursos e indicam apropriação dos princípios do texto legal quanto à presença da docência, da gestão educacional e da pesquisa no processo formativo. Se por um lado, as políticas de conhecimento e de formação docentes apresentam uma proposta de interferência nas dinâmicas institucionais, nas reformulações curriculares, no perfil profissional, por outro, é na vivência cotidiana dos cursos que esses sentidos se materializam, em um processo identitário singular do próprio curso e dos sujeitos envolvidos – professores/as, alunos/as, coordenadores/as.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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