Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 13, No 30 (2016)

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Reflexões sobre as metodologias de ensino em biologia utilizadas em uma escola itinerante

Erika Elias do Nascimento, Ana Lucia Suriani-Affonso, Adriana Massaê Kataoka, João Fernando Ferrari Nogueira

Resumo


Escolas itinerantes são escolas públicas, que compõem a rede estadual de ensino e asseguram a escolarização das pessoas acampadas, acompanhando a luta pela Reforma Agrária. Este estudo foi realizado nas turmas do 1º ao 3º ano da Escola Itinerante Caminhos do Saber, localizada em um Acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município de Ortigueira, Paraná, durante o primeiro semestre de 2013. Objetivamos analisar as metodologias de ensino em Biologia a partir das alternativas apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Biologia (PCNs) e pelo Projeto Político Pedagógico da escola (PPP). As metodologias empregadas foram: observações das aulas e do caderno de Biologia de um aluno por turma, anotações em diário de campo e pesquisa bibliográfica. A partir dos resultados, verificamos diferenças entre as alternativas metodológicas elencadas nos PCNs e no PPP da escola e as metodologias praticadas pelo professor, havendo predominância de metodologias que ainda se configuram como formas tradicionais de ensino. Além disso, percebeu-se também um esforço na busca pela contextualização do que seria trabalhado e no incentivo para participação do aluno, porém esses processos ainda foram permeados pelo objetivo central de contemplar os conteúdos previamente estabelecidos pelo Estado e a contextualização pouco utilizou a realidade local para tornar o conhecimento significativo. Esses dados revelam uma deficiência no processo de formação crítica e emancipatória dos educandos.

Texto Completo: DOI 10.5935/2238-1279.20160012

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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