Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 12, No 28 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Retórica, a ciência das técnicas noéticas

Tarso Bonilha Mazzotti

Resumo


Os debates acerca da formação e credenciamento de mestres de escola, intimamente associada à profissionalização, expressa a dispersão epistemológica das Ciências da Educação, graças à pluralidade de pontos de vista. Este artigo inclui a “educação escolar” no âmbito da Retórica, esta compreendida como a ciência das artes noéticas, constituída a partir do reconhecimento de seus limites. Estes limites decorrem do axioma modal das técnicas intelectuais, que afirma “ser possível” modificar as crenças, valores e atitudes dos outros. Aqui se afirma que, como se dá com as técnicas materiais, os limites da ação instituem as ciências de cada uma delas, pois se pretende evitar o fracasso. Assim, a Retórica também é considerada a ciência da educação, o que permitirá resolver a dispersão epistemológica.

Texto Completo: Texto completo