Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 45 (2019)

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Gerenciamento de curso na modalidade Blended Learning: um estudo de caso

Carmem Lúcia de Oliveira Marinho, Rodolfo Araújo Moraes Filho

Resumo


O ensino híbrido ou blended learning é uma modalidade de ensino/aprendizagem cada vez mais presente nas estratégias de instituições de ensino que buscam atender à demanda da sociedade contemporânea por educação. Este trabalho analisa o gerenciamento de um curso na modalidade blended learning. Para tal, realiza um estudo de caso de um curso de aperfeiçoamento oferecido nessa modalidade por uma Instituição de Ensino Superior (IES) analisando os aspectos de sua condução, com base nas etapas prognosticadas pelo Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK. A plataforma teórica foi elaborada a partir dos temas ensino híbrido e o gerenciamento de projetos. O levantamento dos dados se deu através da observação direta de uma experiência vivenciada pela autora enquanto coordenadora pedagógica de IES. Para análise dos dados utilizou-se técnicas de análise de conteúdo com informações sistematizadas a partir de reuniões de gerenciamento que se era obrigada a realizar com professores responsáveis pela execução do curso. Os resultados demonstram que o gerenciamento do projeto não foi efetivamente implementado. Além disso, ficou implícito o quanto uma ferramenta de acompanhamento é necessária para a obtenção de resultados positivos em projetos educacionais e que quando não implementada, compromete o êxito do processo.

Palavras-chave: Ensino a Distância. Ensino Híbrido. Gerenciamento de Projetos. Guia de gerenciamento PMBOK.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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