Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 14, No 34 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Práticas formativas de professores formadores articuladas com os anos iniciais da Educação Básica

Joana Paulin Romanowski, Simone Regina Cartaxo, Pura Lucia Oliver Martins

Resumo


O artigo focaliza as práticas de professores formadores de cursos de licenciatura que se articulam com os anos iniciais da educação básica. Resulta de pesquisa que analisou as experiências dos professores formadores vivenciadas em diferentes tempos e espaços durante a formação desses professores coletadas por meio de entrevistas. Toma por referência, nas análises, a compreensão de experiência como relação entre ser social e consciência social (THOMPSON, 1981). A experiência dos formadores foi apreendida quanto: ao período de formação inicial, o trabalho com professores dos anos iniciais, a docência no segundo segmento do ensino fundamental, as parcerias estabelecidas nas práticas de formação e a participação em grupos de pesquisa. A prática de formação desenvolvida por esses professores nos cursos de licenciatura inclui articulação com os anos iniciais do ensino fundamental. Ao analisar essa articulação, as experiências vivenciadas em diferentes e espaços constituem-se um processo de formação de tipo novo compreendendo a formação do professor para a educação básica em totalidade.
Palavras-chave: Prática de professores formadores. Cursos de licenciatura e anos iniciais do ensino fundamental. Relação entre experiência e práticadocente.

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20160075PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre