Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 8, No 17 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Poder Cognitivo da Metáfora

Luiz Henrique de Araújo Dutra

Resumo


Assim como os modelos científicos, as metáforas nos convidam a conhecer. Este artigo procura fazer uma aproximação entre modelos e metáforas, discutindo as ideias de alguns autores que também tratam desse assunto e que também argumentam em favor do poder cognitivo das metáforas. Essa visão da metáfora se opõe à concepção tradicional, segundo a qual uma metáfora possui apenas força expressiva, mas não cognitiva.

Palavras-chave: Metáfora. Cognição. Discurso.

 

Metaphor’s cognitive potential

Abstract

Metaphors, like scientific models, invite us to know. This paper tries to bring together models and metaphors, in discussing the ideas of some authors who deal also with this issue, and who also argue for the cognitive power of metaphors. This view of metaphor is opposed to the traditional view according to which a metaphor has expressive power only, but no cognitive power.Início da mensagem encaminhada.

Key words: Metaphor. Cognition. Discourse.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre