Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 42 (2019)

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O ceticismo pirrônico no discurso de John Dewey

Marcus Vinicius da Cunha, Viviane da Costa-Lopes

Resumo


Este artigo é motivado pela necessidade de elucidar rigorosamente o significado do termo ceticismo, usualmente identificado com a simples negação de qualquer crença, conhecimento ou certeza. Nosso intuito é evitar o equívoco que consiste em aplicar de maneira rasa a noção de ceticismo a quaisquer concepções filosóficas e educacionais. A primeira seção do artigo é dedicada à elucidação histórica e conceitual do ceticismo desde o seu surgimento, com Pirro de Élis, na era helenística. A seção seguinte apresenta um registro das ideias pirrônicas na atualidade, por meio de autores dedicados ao estudo desse tema. A terceira seção focaliza as teses do filósofo e educador contemporâneo John Dewey, as analisando na perspectiva do ceticismo pirrônico. Da extensa obra de Dewey, o artigo destaca as formulações expressas em seu livro The quest for certainty, publicado em 1929 no auge do debate acerca dos fundamentos da atividade científica gerado pelo surgimento da teoria quântica. Nesse livro, Dewey apresenta uma reflexão sobre a mudança no conceito de ciência e nas práticas científicas provocada pela difusão da teoria quântica, o que influenciou sobremaneira a concepção de certeza assumida até então como elemento central tanto no âmbito da ciência quanto no da filosofia.

Palavras-chave: Ceticismo. Pirronismo. John Dewey.

Abstract

This article is motivated by the need to elucidate rigorously the meaning of the term skepticism, usually identified with the simple negation of any belief, knowledge or certainty. Our intention is to avoid the misunderstanding of shallowly applying the notion of skepticism to any philosophical and educational conceptions. The first section of the article is dedicated to the historical and conceptual elucidation of skepticism since its emergence, with Pyrrho from Elis, in the Hellenistic era. The following section presents a register of the Pyrrhonian ideas in the present time, through authors dedicated to the study of this theme. The third section focuses on the theses of contemporary philosopher and educator John Dewey, analyzing them in the perspective of Pyrrhonian skepticism. From the extensive work of Dewey, the article highlights the formulations expressed in his book The quest for certainty, published in 1929 at the height of the debate about the foundations of scientific activity generated by the rise of quantum theory. In this book, Dewey presents a reflection on the change in the concept of science and in the scientific practices provoked by the diffusion of the quantum theory, which greatly influenced the conception of certainty assumed until then as a central element both in the scope of the science as in the philosophy.

Keywords: Skepticism. Pyrrhonism. John Dewey.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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