Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 14, No 35 (2017)

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A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar

Márcia Denise Pletsch, Flávia Faissal de Souza, Luis Fernando Orleans

Resumo


Este artigo discute a escolarização de pessoas com deficiências, tomando como referência os conceitos de diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como fundamentos epistemológicos para efetivar a inclusão escolar. Em termos metodológicos, empregamos os referenciais qualitativos e analisamos a literatura especializada, assim como documentos oficiais. Dialogamos também com dados do banco de dados do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE). Nossas análises evidenciam, entre outros aspectos, a falta de acessibilidade curricular e a fragilidade das ações pedagógicas dirigidas para os alunos com deficiências, em particular com deficiência intelectual. Igualmente, mostram as possibilidades de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que tomem como referência a diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem.
Palavras-chave: Políticas de educação inclusiva. Desenho universal na aprendizagem. Diferenciação curricular.

Texto Completo: DOI10.5935/2238-1279.20170014PDF

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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