Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 10, No 21 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Narrativa e blog na contemporaneidade – o olhar das crianças na pesquisa

Adriana Hoffmann Fernandes

Resumo


O artigo propõe-se a apresentar um dos achados da pesquisa de Doutorado da autora. Nesse sentido coloca em diálogo a concepção de narrativa tradicional de Walter Benjamin e a perspectiva trazida por Silviano Santiago que, ao dialogar com Benjamin, destaca um novo modo de entender o narrador na contemporaneidade por ele nomeado de “narrador pós-moderno”. O diálogo dos autores é o mote para a reflexão sobre a concepção que as crianças trazem do que são as narrativas (melhor entendidas como histórias do ponto de vista delas) nas recorrências surgidas nos diferentes campos da pesquisa (escolas pública, particular, espaço cultural e blog) para depois focar em especial um dos campos – o blog - em que se apresenta uma análise das postagens realizadas pelas crianças. Tal debate entre os autores sobre a narrativa junto ao que aponta Ana Maria Nicolacci em seus estudos sobre blogs fundamentam a análise das produções e falas das crianças a respeito de como viveram o processo de escrita no blog trazendo reflexões sobre as questões associadas a narrativa na contemporaneidade. As crianças pesquisadas apontam os sentidos do escrever, narrar, informar e suas nuances  e nos fazem pensar nos desafios que as novas mídias trazem para a escola e demais instâncias formadoras da sociedade.


Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre