Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 46 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Análise da conversação e análise de rede social: técnicas para apoiar a mediação online

Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Edméa Oliveira dos Santos

Resumo


As apropriações das tecnologias digitais em rede na vida cotidiana têm reconfigurado as práticas culturais, práticas estas consumidoras e produtoras de informações que circulam no ciberespaço na relação todos-todos e que vêm constituindo o que denominamos de cibercultura. Existem inúmeros sistemas computacionais que ajudam a cartografar os dados partilhados que circulam pelos fluxos informacionais do ciberespaço, possibilitando ao pesquisador ampliar a complexidade de suas interpretações e, assim, produzir sentidos, significados e representações mais informados em relação ao cotidiano pesquisado. Nesta pesquisa-formação na cibercultura optamos pelas técnicas de Análise da Conversação (AC) e Análise de Rede Social (ARS) para nos apoiar na interpretação da conversação estabelecida no fórum da disciplina ‘Informática na Educação”, que é uma disciplina obrigatória do 4º período e ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB. Nesta pesquisa, tínhamos como objetivo compreender a mediação entre docente-cursistas e cursistas-cursistas num fórum de discussão pela plataforma Moodle. O fórum de discussão é um meio comunicacional assíncrono que possibilita aos/às participantes fazerem reflexões densas e discutir em profundidade, sendo um espaço para produção de conversas relacionadas ao conteúdo da aula. Como achado emergente da pesquisa, destacamos a potência de tais técnicas para apoiar a mediação online.

Palavras-chave: Análise da Conversação. Análise de Rede Social. Mediação online. Pesquisa-Formação na Cibercultura.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre