Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 49 (2020)

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Por que ler os clássicos na escola? Observações a partir de um clube de leitura para adolescentes

Willian Eduardo Righini de Souza

Resumo


Discute a importância da leitura de clássicos literários no Ensino Médio e as práticas de leitura entre jovens. A partir da observação empírica em um grupo de leitura com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal localizada no Estado de São Paulo, aponta que é frequente a rejeição a livros considerados clássicos no ambiente escolar. Tendo esse quadro como referência e por meio de pesquisa bibliográfica, reflete sobre a necessidade de se realizar esse tipo de leitura na escola. Argumenta que a escola não tem como garantir prazer estético ao aluno, ainda que possa facilitá-lo por meio de mediações. Nesse sentido, defende um maior diálogo entre as áreas da Educação e da Ciência da Informação, contribuindo para atividades extracurriculares, o incentivo à leitura integral de textos, a mediação cultural e a valorização da biblioteca.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Cânone literário. Ensino de literatura. Prazer estético.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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