Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 47 (2020)

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Estudo sobre potencialidades dos registros avaliativos discutidos em colaboração para o aprimoramento das práticas pedagógicas

Denise de S. G. Llata, Magali Aparecida Silvestre

Resumo


Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professoras de uma escola pública, com a intenção de identificar e desenvolver processos de sistematização da avaliação da aprendizagem, por meio de registros, e analisar as potencialidades dessa sistematização, discutida de forma colaborativa, no aprimoramento da prática docente para o acompanhamento do aprendizado dos alunos. Entende-se a avaliação da aprendizagem em uma perspectiva contra-hegemônica de educação, com vistas ao diagnóstico, à mediação e à emancipação. Nessa direção, o estudo apresenta contribuições para o debate sobre as especificidades das práticas e dos contextos educativos que podem permitir ou dificultar o processo avaliativo para o avanço constante da aprendizagem dos alunos, propondo-se, como premissa, a superação do isolamento no trabalho docente. Para tanto, adotou-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se como procedimento metodológico o grupo dialogal, que possibilita a participação da pesquisadora nas discussões do grupo. A análise dos dados foi realizada tendo como referência os fundamentos da análise de prosa. Os resultados apontam que é possível o detalhamento das informações sobre o aprendizado de cada aluno com o uso de registros pautados em um processo planejado. As discussões sobre as informações avaliativas realizadas pela equipe docente e mediadas pela pesquisadora direcionaram a atenção das participantes aos detalhes do processo de ensino e aprendizagem, permitindo desvelar concepções de educação e entendimentos em torno do ensino e da aprendizagem que norteavam o trabalho das professoras. Os saberes docentes elucidados possibilitam identificar aspectos significativos das práticas pedagógicas e pontos a serem aprimorados. Por isso, notou-se ser indispensável a vinculação entre os processos de formação docente colaborativa e a avaliação da aprendizagem.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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