Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 9, No 19 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Estilos de gestão, cultura organizacional e qualidade de ensino

Cynthia Paes de Carvalho, Maria Luiza Canedo

Resumo


Resumo
Considerando a relevância do estabelecimento de ensino e de sua gestão para a produção da qualidade do ensino, o texto desenvolve uma reflexão sobre estilos de gestão escolar em três contextos institucionais, a partir de uma pesquisa em escolas de prestígio no Rio de Janeiro. A primeira parte do trabalho apresenta as principais características de cada uma das escolas em termos de trajetória, reputação, valores norteadores e cultura organizacional registrando as singularidades encontradas. A seguir focalizam-se os modelos de gestão adotados em termos de estrutura organizacional, liderança, fluxo decisório e políticas de pessoal. A terceira parte analisa as interações entre os agentes educacionais procurando identificar a natureza da coesão em torno do projeto educacional bem como sua mobilização na aplicação das normas adotadas pela escola, enquanto aspectos fundamentais para a construção da identidade da escola com conseqüências importantes para a qualidade de ensino.
Palavras-chave: Gestão escolar. Cultura organizacional. Coesão e mobilização docente.

Management Styles, Organizational Culture and Teaching Quality
AbstractConsidering the importance of the school and its management for the production of teaching quality, the text develops a reflection on different styles of school management in three institutional contexts, based on a piece of research  carried out in prestigious schools in the city of Rio de Janeiro. The first part of the text presents the main features of each school in terms of its  trajectory, reputation, guiding values and organizational culture, recording the singularities found. Next, focus is shifted to the management models adopted in terms of organizational structures, leadership, the decisional flow and personnel policies. The third part analyzes the interactions among educational agents, in order to identify the nature of their cohesion around the educational project, as well as, their mobilization to apply the school rules, as fundamental aspects for the construction of the school identity with relevant consequences towards teaching quality.
Key words: School management. Organizational culture. Cohesion and teaching staff mobilization.

Texto Completo: Texto completo PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre