Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 52 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Currículos bricolados, tecidos e reinventados: uma conversa sobre cultura e cotidiano escolar

Rafael Marques Gonçalves

Resumo


O presente trabalho, recorte de uma pesquisa concluída de doutorado, é fruto de um encontro com professoras dispostas a narrar suas práticas, sujeitos praticantespensantes que se propuseram a partilhar suas experiências e reflexões tecidas coletivamente durante a minha pesquisa de doutorado. Os encontros e as conversas movimentaram narrativas que funcionaram como instâncias dialógicas que apresentaram a experiência da fonte onde os narradores bebem. Quando buscamos nas práticas e nas suas narrativas o modo pelo qual acontecem os currículos pensadospraticados e suas interfaces com os contextos de influência, dos textos e das práticas, percebemos que o cotidiano escolar se configura como um espaçotempo de ampla diversidade epistemológica e que, por isso, é espaçotempo de bricolagens, criação e reinvenção. Conforme apontado pelas professoras nas conversas, mesmo que circulem nos currículos e na própria cultura escolar textos culturais dotados de valores monoculturais, ou a serviço da dominação e da regulação, o uso distinto e ressiginificação do que está (im)posto, contribui para alavancarmos espaços e debates que permitem produzir outras realidades inscritas em ações/desejos estranhos a essa regulação.

Palavras-chave: Currículo. Escola. Cultura.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre