Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 11, No 23 (2014)

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Infância e Educação: um olhar sobre as crianças nas pesquisas científicas

Mariana Parro Lima

Resumo


Este artigo é um estudo exploratório que tem como principal objetivo refletir acerca das pesquisas sobre infância e educação publicadas no Brasil, no período de 2000 a 2009. Por muitos anos, a criança pequena foi abordada em estudos sob o aspecto de um período, uma etapa da vida, uma fase que antecede o adulto. É preciso fazer uma releitura desse olhar, repensar a maneira de enxergar a criança pequena para conseguir, de fato, compreender as diversas infâncias e suas necessidades. Para isso, realizou-se um levantamento da produção científica brasileira sobre infância e educação no site da Capes nesse período, priorizando aquelas que situam a criança como sujeito da pesquisa e que usam o olhar sociológico das interações infantis e da relação das crianças com a cultura. Utilizou-se, como base, referências da Sociologia da Infância, como Corsaro, Müller, Rosemberg, Faria e Quintero, os quais enfatizam a importância de uma discussão e reflexão sobre como se trabalhar com as crianças a fim de dar visibilidade aos seus sentimentos, falas, gestos e expressões. Considerando a escola como um lugar para se conhecer a infância foi possível perceber através desta pesquisa a importância de estudos que escutam as crianças, que proporcionam a elas o direito de participar do processo de ensino-aprendizagem, tornando a educação um acontecimento na vida de todos, professor e crianças.

Palavras-chaves: Educação; Infância; Sociologia da infância.


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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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