Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 50 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Início da carreira docente: o que dizem as dissertações e teses brasileiras

Lúcia Gracia Ferreira, Rosa Maria Moraes Anunciato

Resumo


O início da carreira profissional docente é um período cujo “choque com a realidade” é mais veemente. Essa expressão remete ao confronto inicial vivenciado pelos professores no exercício da profissão. A realização de uma pesquisa de doutorado sobre professores da zona rural em início de carreira nos remeteu a uma revisão de literatura sobre investigações encontradas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, buscando conhecer as pesquisas realizadas até o ano de 2011, a partir dos descritores “professores iniciantes” e “início da carreira”. O levantamento foi realizado em três momentos: o primeiro remete a revisão de literatura realizada por Gama, sobre o tema, até o ano de 2005, sendo o primeiro trabalho encontrado datado em 1983. No intuito de complementar a pesquisa, já iniciada, foram utilizados os mesmos critérios e descritores, delimitando dos anos de 2006 a 2011. Surgiu então a necessidade de realizar um terceiro momento a partir de procedimentos de revisão da análise dos dados. O mapeamento possibilitou encontrarmos um total de 96 dissertações e teses, cujos enfoques variavam, mas nenhum destes tinha como objeto de estudo os professores da zona rural, revelando a relevância desta questão.

Palavras-chave: Início da Carreira Docente. Início da Docência em Dissertações e Teses. Formação de Professores. Professores Iniciantes.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre