Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 43 (2019)

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Pensamento Computacional, Letramento Computacional ou Competência Digital? Novos desafios da educação

José Armando Valente

Resumo


O pensamento computacional, o letramento computacional e a competência digital são concepções que contribuem para o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes que são fundamentais na navegação dos desafios do século XXI. Diferentes grupos de pesquisa e educadores têm trabalhado nessas concepções, gerando uma quantidade substancial de informação que nem sempre são consensuais. O objetivo do artigo é discutir cada um dessas concepções e, em seguida, estudar suas interconexões no sentido de entender as possíveis semelhanças e diferenças que podem existir entre elas. A metodologia utilizada foi bibliográfica, baseada em artigos da literatura especializada sobre cada um desses temas e artigos que buscam interconectá-los. Os resultados mostram que o letramento computacional oferece uma compreensão mais ampla sobre o conceito de letramento relacionado às tecnologias digitais e às mídias, e os pilares material, cognitivo e social permitem abarcar concepções tanto do pensamento computacional quanto da competência digital. As habilidades identificadas no pensamento computacional e nas competências digitais são bastante semelhantes e não apresentam pontos conflitantes. Finalmente a análise do pensamento computacional em termos do letramento computacional indica que existem aspectos importantes da atividade de uso das tecnologias digitais, que não foram ainda contemplados nas propostas relativas ao pensamento computacional. Essas conclusões são fundamentais para o desenvolvimento de políticas para a implantação de atividades de uso das tecnologias digitais e das mídias na educação, especialmente no ensino básico.

Palavras-chave: Ensino básico. Mídia. Tecnologia educacional. Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Abstract

Computational thinking, computational literacy, and digital competence are concepts that contribute to the development of knowledge, skills, and attitudes that are fundamental in navigating the challenges of the 21st century. Different research groups and educators are working on these concepts, generating a substantial amount of information that is not always consensual. The purpose of the article is to discuss each of these conceptions and then study their interconnections in order to understand the possible similarities and differences that may exist among them. The methodology used was bibliographical, based on the specialized literature on each of these concepts and articles that seek to interconnect them. The results show that computational literacy offers a broader understanding of literacy as related to digital technologies and media, and that the material, cognitive and social pillars encompass conceptions of both computational thinking and digital competence. The skills identified in computational thinking and digital competence are quite similar and do not present conflicting points of view. Finally, the analysis of computational thinking in terms of computational literacy indicates that there are important aspects of the activity of using digital technologies, which have not yet been contemplated in the proposals related to computational thinking. These conclusions are fundamental for the development of policies for the implementation of activities using digital technologies and media in education, especially in K-12 education.

Keywords: Digital information and communication technologies. Media. Educational technology. K-12 education.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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