Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 43 (2019)

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Fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem on-line

Lucila Pesce, Ana Maria Di Grado Hessel

Resumo


O presente artigo caracteriza-se como um ensaio teórico sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem em ambientes virtuais, com vistas à proposição de uma aprendizagem on-line que seja significativa aos sujeitos sociais inseridos nos processos formativos da contemporaneidade. Nesse movimento, o texto advoga em favor de uma abordagem de aprendizagem que se ampara no intertexto, na polifonia, na busca de entendimento mútuo e na consideração das circunstâncias sociais e históricas dos sujeitos sociais em formação. Busca-se evidenciar, nos fundamentos ontológicos, a perspectiva dialógica, como premissa de uma aprendizagem on-line amparada nas características acima apontadas. Para tanto, o texto propõe-se a apresentar a premissa dialógica em um caráter transversal, cotejando, na perspectiva ontológica, como o conceito de dialogia é abordado por Bakhtin, Habermas e Freire. No que diz respeito aos fundamentos epistemológicos, o presente ensaio sinaliza a fecundidade do princípio dialógico da teoria da complexidade de Morin e da perspectiva interacionista presente na abordagem histórico-cultural de Vygotstky e na epistemologia genética construtivista de Piaget. O intento é que a reflexão sobre os fundamentos ontológicos e epistemológicos da aprendizagem em ambientes virtuais possa contribuir para a efetivação de uma aprendizagem on-line que se coaduna com os princípios e pressupostos da educação de qualidade social.

Palavras-chave: Educação. Aprendizagem on-line. Fundamentos ontológicos. Fundamentos Epistemológicos.

Abstract

The present article is characterized as a theoretical essay on the ontological and epistemological foundations of learning in virtual environments, in order to propose an online learning that is meaningful to the social subjects inserted in the formative processes of contemporaneity. In this movement, the text advocates a learning approach that relies on intertexts, polyphony, the search for mutual understanding and consideration of the social and historical circumstances of the social subjects in formation. In the ontological foundations, the aim is to demonstrate the dialogical perspective, as a premise of an online learning based on the characteristics mentioned above. To do so, the text proposes to present the dialogical premise in a transversal character, comparing, in the ontological perspective, how the concept of dialogism is approached by Bakhtin, Habermas and Freire. As far as epistemological foundations are concerned, this essay signals the fertility of the dialogical principle of Morin's complexity theory and of the interactionist perspective presented in Vygotstky's historical-cultural approach and Piaget's constructivist genetic epistemology. The intention is that the reflection on the ontological and epistemological foundations of learning in virtual environments can contribute to the effectiveness of an online learning that is in line with the principles and presuppositions of social quality education.

Keywords: Education. Online learning. Ontological foundations. Epistemological Foundations.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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