Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 16, No 43 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Mulheres e Meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites

Rita Peixoto Migliora, Carmen Irene Oliveira

Resumo


Estudos sobre gênero e tecnologias digitais realizados no Brasil, na última década, indicam que as desigualdades de gênero impactam a inserção de mulheres nas carreiras tecnológicas, especialmente em informática e computação. Diante disso, um significativo número de mulheres vem criando coletivos e comunidades virtuais, voltados para o empoderamento de meninas e mulheres para atuação nessas áreas. Este artigo tem como objetivo observar como as relações entre técnica e representações de gênero são apresentadas pelas criadoras e autoras de três trabalhos: Mulheres na Tecnologia, Meninas Digitais (da Sociedade Brasileira de Computação) e RodAda Hacker, que abordam esta temática. Pretendemos descrever, analisar e discutir os conteúdos nas páginas e suas estratégias pedagógicas, e especialmente as relações apresentadas entre técnica e gênero a partir das imagens postadas pelas mulheres que criam e mantém ativas essas comunidades.

Texto Completo: Texto completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre