Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 12, No 29 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Multiculturalismo e Agir Comunicativo: o diálogo intercultural como alternativa à crise da racionalidade

Rodrigo Avila Colla

Resumo


O presente artigo contextualiza brevemente a multiplicidade interpretativa do tempo pós-moderno. Aponta, num segundo momento, para as discussões em torno de uma possível crise da racionalidade no âmbito da ciência. Sugere o diálogo entre diferentes culturas como uma alternativa interessante para contornar a crise mencionada e considera a Educação como o campo que pode atuar na linha de frente dessa mudança de postura. Mapeia a noção de multiculturalismo sob o ponto de vista dos Estudos Culturais buscando demonstrar suas derivações enquanto movimento de inclusão cultural. Por meio de uma revisão bibliográfica, busca tecer uma postura multicultural que contribua com o diálogo intercultural, denominada no texto como multiculturalismo comunicativo. Respalda-se em autores como Nadja Hermann (2005), Charles Taylor (1993), Jürgen Habermas (1996, 2004, 2006), Wolfgang Welsch (2007) e Hans-Georg Gadamer (1999). Dentre os conceitos que contribuem na forja do argumento estão a noção de horizonte interpretativo de Gadamer, a proposição de uma fusão desses horizontes empreendida por Taylor e a busca por uma racionalidade comunicativa tão exaustivamente trabalhada por Habermas. Por fim, sugere que essa noção de multiculturalismo pode transcender a simples condição de vertente política e filosófica de inclusão, ascendendo ao patamar de possível parâmetro inicial para uma racionalidade comunicativa multicultural que contribua com a legitimação e valoração das diferentes culturas, servindo, além disso, como racionalidade alternativa no que tange ao conhecimento.

Texto Completo: Texto Completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre