Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 52 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Identidade e representações sociais: evidências e correlações a partir de pesquisas da área da Educação

Luiz Paulo Ribeiro, Maria Isabel Antunes-Rocha

Resumo


Esta pesquisa verificou as correlações entre identidade e representações sociais (RS) através da análise de pesquisas de mestrado e doutorado em educação desenvolvidas na Faculdade de Educação da UFMG. Trata-se então de uma pesquisa documental que selecionou 08 (oito) produtos de pesquisa (dissertações e teses) que estavam dentro dos parâmetros elencados pelos pesquisadores. Todos os documentos analisados pertenciam a estudos nos quais o contexto era a Educação do Campo. Através da análise dos dados verificou-se que nas pesquisas com diferentes sujeitos e objetos, com metodologias e formas de análise díspares, a identidade tangencia as RS. Em alguns casos é a tensão posta sobre a identidade campesina que faz com que as representações sociais se movimentem e/ou se fortifiquem, ou ainda, é a forma como os sujeitos pensam, sentem e agem (representações sociais) que determina como eles se enquadram ou se definem identitariamente.

Palavras-chave: Educação. Identidade. Pesquisa documental. Representações Sociais.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre