Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 4, No 8 (2007)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O Conhecimento moral como um objetivo para a educação: John Dewey

Hansen David

Resumo


Diferente do que usualmente foi aceito a respeito do pensamento de Dewey, especialmente no Brasil, nesse ensaio David Hansen defende que, por toda a sua vida, John Dewey foi um defensor fervoroso do ensino dos conhecimentos acadêmicos. Dewey afirmou que todo professor deveria dominar a disciplina sob sua responsabilidade na “ponta da língua”. Entretanto, a visão de Dewey acerca do conhecimento educacional deveria gerar mais a compreensão do que a fusão de fatos e formas de investigar e raciocinar. Dewey afirma que a educação deveria fomentar o que ele chama de “conhecimento moral”. Hansen explica como o conhecimento moral unifica o know-how técnico e a consciência social.

Texto Completo: Texto completo

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre