Formar professores ou produzir resultados? Pacto nacional pela alfabetização na idade certa- PNAIC
César Gerônimo Tello, Romilda Teodora Ens, Sabrina Plá Sandini, Elsa Maria Mendes Pessoa Pullin
Resumo
O presente estudo tem como objetivo colaborar com a reflexão sobre a formação de professores analisando o documento sobre o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, que busca alcançar a qualidade na educação e assume o compromisso de alfabetizar as crianças até os oito anos de idade, submetendo-se a exigências de organismos internacionais. Diante dos resultados negativos do desempenho escolar dos estudantes, o Brasil, assim como outros países, identifica como foco do problema, a formação dos professores, no que justifica a implementação do PNAIC. Os documentos dos organismos multilaterais e das reformas educativas, desde a década de 1990 no Brasil, destacam ser a formação de professores, e destes, como protagonistas das reformas educativas, responsáveis pelos resultados na educação. Percebemos que a educação e a formação de professores têm sido o foco de reformas e políticas que, por atenderem à lógica do capitalismo neoliberal, entendem a educação como uma importante estratégia para reprodução econômica e ideológica. Pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho teórico, bibliográfico e reflexivo sustentou o presente estudo, possibilitando novas reflexões sobre a formação de professores a partir do PNAIC, salientando que esta formação conforme proposta nesse documento é uma estratégia alinhada a exigências de organismos internacionais, apenas focadas em metas definidas, muitas dessas expressas em sistemas de rankings, que instigam a competitividade, institucional e profissional, pela geração de bons resultados.
Palavras-chave: Formação de professores. Organismos Internacionais. Produção de resultados.
Palavras-chave: Formação de professores. Organismos Internacionais. Produção de resultados.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279