Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 56 (2021)

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Ensino de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos: um olhar para o surdo na escrita

Adriana Alves Novais Souza, Veleida Anahi da Silva, Rita de Cácia Santos Souza, Yan Wagner Cápua da Silva Charlot

Resumo


Este artigo objetiva discutir o processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos, evidenciando a diferença e não a deficiência. Muitos desses estudantes chegam às séries finais do ensino fundamental com grande defasagem no aprendizado de Língua Portuguesa, com vocabulário bastante limitado e sem experiências significativas de leitura e produção textual. A pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo descritiva, apresenta uma prática realizada em uma escola pública, tendo como sujeitos três alunas surdas. O trabalho enfatiza a necessidade de se olhar para a produção gráfica do surdo não pela forma ou em comparação à escrita de ouvintes, mas para os aspectos semânticos, que revelam a trajetória, identidade e relações linguísticas desse sujeito, numa perspectiva bilíngue.

Palavras-Chave: Surdez. Diferença. Bilinguismo. Produção escrita.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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