Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 53 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Resenha da obra "Didática no cárcere: entender a natureza para entender o ser humano e o seu mundo"

Carolina Bessa Ferreira de Oliveira

Resumo


Resenha da obra "Didática no cárcere: entender a natureza para entender o ser humano e o seu mundo", organizada por Roberto da Silva, professor livre docente da Universidade de São Paulo, publicada em 2017 pela Giostri Editora. Nela é apresentada uma proposta pedagógica - curricular e metodológica - para docência em regimes de privação de liberdade, constituindo-se como uma obra de caráter experimental, cujo principal desafio é problematizar e lidar com os fatores que permeiam, e não raro condicionam, a prática educacional nos espaços de privação de liberdade. A construção da obra foi realizada a partir de atividades colaborativas desenvolvidas com professores da rede pública do Estado de São Paulo que lecionam em unidades prisionais e/ou socioeducativas. Considera-se que a obra traz contribuições teóricas e metodológicas para a reflexão-ação da Educação em espaços de privação de liberdade, sobretudo em relação às questões: como trabalhar com as limitações e peculiaridades dos espaços de privação de liberdade?; quais metodologias de ensino seriam mais adequadas?.



Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre