Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 48 (2020)

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O lugar da diversidade no ensino de geografia da Amazônia

Luiz Augusto Mendes

Resumo


Este artigo nasce das indagações diárias vividas por um professor negro. Docente da educação básica (ensinos fundamental e médio) por um considerável período, porém hoje atuando na educação superior, ministrando disciplinas nos cursos de licenciatura em geografia, ciências sociais e pedagogia. As colocações aqui postas são reflexões que resultam da análise da desigualdade racial, social e cultural entre pessoas negras e não negras. Desse modo, propõe-se aqui indagações e contribuições às formas de pensar e de agir, para construir uma pedagogia da diversidade com base em outras formas de pensar e idealizar, mas também tornar real um ensino da geografia da Amazônia negra, indígena e ribeirinha. Portanto, pretende-se construir metodologias e didáticas com processos de ensino-aprendizagem que incluam toda a sociobiodiversidade da região.

Palavras-Chave: Amazônia negra e indígena. Diversidade. Ensino de geograficidade.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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