Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 17, No 48 (2020)

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Saberes, fazeres e educação na terreira: ensinamentos durante o preparo dos Barquinhos de Iemanjá

Dandara Rodrigues Dorneles, Luís Henrique Sacchi dos Santos

Resumo


O artigo versa sobre modos de ensinar e de aprender por meio de preparos ritualísticos dentro de um terreiro do Rio Grande do Sul. O objetivo é discutir sobre os processos educativos envolvidos em duas etapas de preparação dos Barquinhos de Iemanjá no Centro Africano Ogum e Iansã – a elaboração artesanal inicial dos barcos e o preparo das comidas que portam. A etnografia, seguindo os princípios da observação participante, é a estratégia de investigação adotada neste estudo. Como resultado, a primeira etapa do fazer barquinhos ensina a compor família e enreda a pessoa num sentir, pensar e fazer coletivo, pois demanda estar e fazer junto, tendo responsabilidades para com toda uma terreira, seus santos e pessoas. Já o preparo das comidas, como da canjica, “alimenta” a dinâmica da comunidade, ensinando saberes e fazeres de forma geracional garantindo, assim, a continuidade de uma terreira e de um modo de existência.

Palavras-chave: Comida. Família. Oferenda. Religiosidade afro-brasileira. Terreiro.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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