Argumentação, Metáforas e Labirintos
Marcio Silveira Lemgruber
Resumo
Resumo
Este artigo aborda, com o referencial da teoria da argumentação de Chaïm Perelman, o papel das analogias e metáforas como recursos argumentativos, sobretudo no sentido de servirem de fundamento para concepções epistemológicas e pedagógicas. Aponta algumas metáforas educacionais sobre a relação professor aluno. Destaca a metáfora do labirinto, trazendo interpretações sobre narrativas da mitologia e estudos sobre a tipologia e resolução de labirintos. Recorrendo à literatura, especialmente aos contos labirínticos abertos de Jorge Luis Borges, esboça a exploração de suas contribuições para se pensar a complexidade e a educação, em tempos de internet e hipertexto.
Palavras-chave: Teoria da argumentação. Metáforas. Labirinto.
Este artigo aborda, com o referencial da teoria da argumentação de Chaïm Perelman, o papel das analogias e metáforas como recursos argumentativos, sobretudo no sentido de servirem de fundamento para concepções epistemológicas e pedagógicas. Aponta algumas metáforas educacionais sobre a relação professor aluno. Destaca a metáfora do labirinto, trazendo interpretações sobre narrativas da mitologia e estudos sobre a tipologia e resolução de labirintos. Recorrendo à literatura, especialmente aos contos labirínticos abertos de Jorge Luis Borges, esboça a exploração de suas contribuições para se pensar a complexidade e a educação, em tempos de internet e hipertexto.
Palavras-chave: Teoria da argumentação. Metáforas. Labirinto.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279