Os estudantes com paralisia cerebral e as tecnologias assistivas em sala de recurso multifuncional
Celi Corrêa Neres, Caroline Xavier Siqueira
Resumo
O objetivo geral deste estudo foi analisar o uso da Tecnologia Assistiva no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos com paralisia cerebral em Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Para consecução da pesquisa, recorreu-se à aplicação de questionário a sete professoras de SRM. A análise dos resultados coletados foi realizada por meio da triangulação dos dados, com a articulação do que é preconizado na legislação, na literatura especializada e na percepção das professoras. Os resultados apontaram que as atividades propostas nas SRMs são desempenhadas com a ajuda de recursos de TA, visto que contribuem para a escolarização de alunos com paralisia cerebral e se constituem em ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem. Portanto, a falta desses recursos ou do conhecimento de como utilizá-los pode trazer prejuízos ao desenvolvimento dos alunos, o que mostra a necessidade de formação continuada.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Paralisia Cerebral. Sala de Recurso Multifuncional. Tecnologia Assistiva.
Palavras-chave: Inclusão Escolar. Paralisia Cerebral. Sala de Recurso Multifuncional. Tecnologia Assistiva.
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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279