Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 7, No 14 (2010)

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Organização de turmas e práticas de gestão escolar: a aprendizagem em leitura dos alunos das escolas públicas cariocas

Elisangela da Silva Bernado

Resumo


Diversos mecanismos de estratificação educacional operam nos sistemas de ensino e na escola, de modo a produzir desigualdades de oportunidades educacionais entre os grupos sociais. Esses mecanismos dizem respeito: à seletividade no acesso à escola, à dualidade entre o ensino (propedêutico e profissionalizante), à diferenciação curricular dentro de um mesmo nível de ensino (tracking) e à organização de turmas. Os primeiros resultados do GERES (Estudo Longitudinal da Geração Escolar 2005) indicam que há maior variabilidade no desempenho entre turmas de uma mesma escola dos alunos no início do Ensino Fundamental. A partir desses achados, a pesquisa tomou a variância como medida de desigualdade e investigou, em 27 escolas públicas cariocas, se a variância verificada nos resultados de desempenho em Leitura também é encontrada em relação a outras características sócio-demográficas (cor, gênero e idade) dos alunos. Nossa hipótese é que a maior variabilidade dos resultados entre turmas está relacionada tanto aos critérios adotados para alocar os alunos nas turmas quanto à atuação diferenciada da gestão escolar. A pesquisa respondeu às seguintes questões: Como evoluem as diferenças dos resultados entre as turmas ao longo dos anos letivos de acordo com a sua organização? Essas diferenças aumentam ou se atenuam entre os anos letivos? Os achados da pesquisa evidenciam que as diferenças entre turmas dentro de uma mesma escola se relacionam com critérios sócio-demográficos e cognitivos.

Palavras-chave: Organização de turmas. Avaliação educacional. Gestão escolar.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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