Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 54 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Imagens de mulheres e educação não-formal: representações de corpo na imprensa ilustrada

Ariane Franco Lopes da Silva, Luiz Carlos Barreira, Isabel Baptista

Resumo


A investigação analisa a educação contemporânea não formal de mulheres a partir da observação de imagens fotográficas na imprensa no início do século XX em Portugal e no Brasil. O estudo reflete sobre a difusão de representações através da linguagem fotográfica e sobre o seu papel na educação não formal de mulheres. A teoria das representações sociais oferece o suporte teórico-metodológico ao estudo. Os dados obtidos com a análise de cenários, expressões faciais, acessórios, ornamentos e posturas corporais foram tratados pela análise de conteúdo. Os resultados indicam que esses elementos difundem tanto as convenções existentes na época, quanto novas ideias, expressas pela coexistência de distintos elementos estéticos e composicionais na mesma imagem. O estudo contribui para o debate acerca do papel das imagens na difusão de representações sociais e na ressignificação dessas representações, e da sua implicação na educação não formal contemporânea.

Palavras-chave: Imagem. Corpo. Mulher. Educação Contemporânea. Representações.

Texto Completo: PDF

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.


Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

A REEDUC encontra-se indexada nas seguintes plataformas:
DOAJ PKP Google Acadêmico Periódicos CAPES
Educ@ Latindex BEE Clase UAM Livre Livre