Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 11, No 24 (2014)

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Representações sociais de professores de língua portuguesa e inglesa sobre o bilinguismo em escolas no município de bonfim - fronteira brasil/guiana inglesa

Janaína Moreira Pacheco de Souza, Rita de Cássia Pereira Lima

Resumo


O objetivo da pesquisa é investigar representações sociais de professores de língua portuguesa e de língua inglesa sobre o bilinguismo em escolas de Bonfim-Roraima/RR, cidade da fronteira Brasil/Guiana Inglesa. O estudo fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos sobre bilinguismo, particularmente em regiões de fronteira. O estudo foi realizado em três escolas públicas municipais, com todos os professores de língua portuguesa e de língua inglesa, totalizando 10 sujeitos. Foram utilizados diferentes instrumentos para coleta de dados: formulário para caracterização de perfil socioprofissional dos professores, entrevistas semiestruturadas e observação participante, com registros em diário de campo. A análise de conteúdo temática foi utilizada para a análise das entrevistas, possibilitando organizar os dados coletados em três temas: “Bilinguismo em Bonfim”, “Bilinguismo na escola” e “Escolas na fronteira Brasil-Guiana”. Esta análise conduziu à proposta de um modelo figurativo que integra o processo de objetivação porque explica um conceito de maneira concreta: a metáfora “rebolar” condensou o significado do grupo a respeito do bilinguismo, explicada pelos elementos “diferenças culturais”, “professores sem domínio da língua inglesa” e “aluno com domínio da língua inglesa”, os quais provocam “dificuldades em suas práticas pedagógicas”. Em contrapartida a tais dificuldades, há referência recorrente à possibilidade de viabilizar uma “escola de fronteira” para o contexto de Bonfim, ainda no plano “ideal”. O aprofundamento dessas representações pode contribuir para melhorar a formação de docentes da região e para a construção de modelos didático-pedagógicos mais adequados à natureza bilíngue local.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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