Revista Educação e Cultura Contemporânea, Vol. 18, No 55 (2021)

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Investigação Temática freireana e produção do conhecimento na pesquisa acadêmica: reflexões teórico-metodológicas

Daniela Tavares Gontijo, Maria Natália Santos Calheiros, Maria Eliete Santiago

Resumo


As obras do educador Paulo Freire subsidiam experiências nos diversos campos de atuação e conhecimentos. Dentre as diferentes contribuições freireanas, a Investigação Temática é apontada como caminho teórico-metodológico possível para a produção de conhecimentos intencionados para a mobilização de processos de transformação social no sentido da humanização. Este texto objetivou refletir sobre a Investigação Temática freireana, enquanto processo de produção de conhecimentos, no contexto da pesquisa acadêmica. A utilização da Investigação Temática exige práticas e pesquisas que sejam congruentes com a intencionalidade da humanização e construção da justiça social. Assim, inicialmente são discutidas as concepções fundantes do pensamento freireano que orientam o planejamento e realização da pesquisa e em seguida é apresentada uma proposta de sistematização para a Investigação Temática em 5 momentos. A vivência da pesquisa acadêmica, pautada nos referenciais freireanos, configura-se como experiência formativa, dialógica e conscientizadora para todos(as) os(as) envolvidos na sua materialização.

Palavras-chave: Investigação Temática. Pesquisa-ação. Pedagogia Paulo Freire. Produção de conhecimento.

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Revista Educação e Cultura Contemporânea 2004-2019 | Universidade Estácio de Sá
ISSN online: 2238-1279

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